Cotidiano

No feriado, serviços essenciais são mantidos e comércio fica aberto

Hospitais, coleta de lixo e serviços policiais funcionarão normalmente; frota de ônibus, com 60%; e os táxis-lotação atenderão das 8h às 12h

Neste feriado de 7 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil, apenas os serviços públicos essenciais, como hospitais e serviços policiais, coleta de lixo domiciliar e frota de ônibus, funcionarão normalmente. O comércio funcionará parcialmente e os shoppings abrem com horário diferenciado. Quem precisa resolver algo nas agências bancárias, terá que esperar até amanhã, 8.

O Governo do Estado informou que hoje apenas os serviços essenciais estarão disponíveis para a população e que o expediente nas repartições públicas estaduais retorna amanhã, 8. Detalhou que na área de saúde, os casos de urgência e emergência serão atendidos nas seguintes unidades: Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth, Pronto Atendimento Airton Rocha, Pronto Socorro Francisco Elesbão e Policlínica Cosme e Silva.

Nos distritos policiais, o funcionamento ocorrerá conforme escala de plantão para registro de Boletim de Ocorrência. A Central de Flagrantes, no 5º Distrito Policial (DP), prestará tanto o atendimento genérico quanto o especializado – voltado aos grupos que necessitam de atenção especial, como crianças, adolescentes, idosos, mulheres e pessoas com necessidades especiais.

O policiamento ostensivo ordinário da Polícia Militar de Roraima (PMRR) será mantido e ocorrerá sem alterações, com as viaturas do Programa Ronda no Bairro e apoio das demais modalidades de policiamento da PMRR. Os telefones para acionamento da Polícia Militar (190) e para acionamento do Corpo de Bombeiros (193) permanecerão disponíveis 24 horas também para atender às demandas da população.

A Prefeitura de Boa Vista divulgou que manterá em funcionamento todos os serviços essenciais no feriado da independência, como a coleta de lixo domiciliar, a Guarda Municipal, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Serviço de Urgência e Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio e a Central de Atendimento 156 funcionarão normalmente. A frota de ônibus circulará com 60% e os táxis-lotação atenderão das 8h às 12h.

COMÉRCIO – Nos principais centros comerciais de Boa Vista, algumas lojas farão expediente normal. A funcionária de uma das lojas, Marina Vale, relatou que vai aproveitar o feriado para trabalhar e ganhar horas extras. “Estou precisando de hora extra. Não é fácil chegar ao final do mês e contar somente com o salário que ganho. Sempre aproveito oportunidades como esta, um feriado numa segunda-feira, para lucrar. Vou encarar o feriado como se fosse uma segunda-feira comum. Por mim, tudo bem trabalhar”, contou a atendente.

SHOPPINGS – Os shoppings também abrirão nesse feriado. No Roraima Garden shopping, a praça de alimentação será aberta a partir das 11 horas. As lojas abrirão às 14h. No Pátio Roraima Shopping, a praça de alimentação estará aberta a partir do meio dia. As lojas também abrirão às 14h. Os dois shoppings fecharão as portas às 22 horas. (J.B)

Desfile Cívico-Militar será às 8h da manhã

Todos os anos a avenida Capitão Ene Garcez, no Centro de Boa Vista, é palco do tradicional desfile de 7 de setembro, em que é comemorada a Independência do País. A expectativa é que mais de mil estudantes e dois mil militares participem do evento.

Desde ontem à noite, o trecho da avenida Ene Garcez, da Avenida Major Williams até a Praça Fábio Paract está interditada. Hoje, a partir das 6 horas, serão interditadas as seguintes avenidas: Major Williams, até a Penha Brasil; e Terêncio Lima, até a Glaycon de Paiva, sentido centro. O trânsito deverá ser liberado após o término das apresentações, com previsão para as 11 horas.
A interdição das vias será feita pela Secretaria Municipal de Trânsito (Smtran), mediante pedido da instituição organizadora [Exército Brasileiro]. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RR) vai auxiliar na operação de trânsito.

O desfile compreenderá as apresentações de escolas estaduais, instituições da sociedade civil e desfile militar. Os militares somam duas mil pessoas desfilando a pé e mais 100 viaturas, que irão se apresentar, compreendendo todas as forças militares do estado, além do grupamento de cavalaria. “A Polícia Militar garantirá a segurança durante todo o desfile e tranquilidade da população”, informou o adjunto da Casa Militar, coronel Elias Santana.

Segundo a diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria de Educação e Desporto (Seed), Márcia Helena Maia de Lima, farão parte das comemorações 24 escolas e o Colégio Militar. No desfile escolar, vão se apresentar oito fanfarras, grupo de ginástica rítmica e desfile de pelotão dos alunos. Ao todo, 1.250 alunos das escolas estaduais participarão do desfile. “As fanfarras já estão ensaiando e preparando-se durante o ano todo em suas escolas”, destacou a diretora.

A administração estadual informou ainda que 21 instituições também participarão do desfile cívico, compreendendo instituições de ensino, esportivas, religiosas, usuários atendidos pela Rede Cidade Cidadania, entre outros.

O encerramento da Semana da Pátria, cuja programação teve início no dia 1º, acontece ainda hoje, 7, às 17 horas, em frente ao Palácio Senador Hélio Campos.

GRITO DOS EXCLUÍDOS – O dia 7 de Setembro conta também com a 21ª edição do Movimento Grito dos Excluídos, que mobiliza a Diocese de Roraima, pastorais, entidades filantrópicas, sindicatos e universidades.

O objetivo é sensibilizar a sociedade na luta contra a corrupção, bem como nas áreas da saúde, educação, moradia e demais anseios da população. Com o lema “Que país é este que mata gente, que a mídia mente e nos consome?”, o coordenador do grupo, Danilo Bezerra, declarou que a luta pela vida é o ponto crucial da apresentação que terá como local de encontro a Praça do Centro Cívico.

Em seguida, será feita uma caminhada pelas ruas centrais da Capital abordando temas como o direito à terra, povos indígenas, tráfico humano e a atual situação da educação estadual, com pronunciamentos e apresentações teatrais e dinâmicas, de modo que se aproxime ao máximo do cotidiano de quem vive em Roraima. (J.B)