Cotidiano

População ainda desconhece app que reúne contatos da polícia

Da palma da mão, a população pode, por exemplo, chamar a polícia para denunciar crimes, solicitar atendimento de primeiros socorros e ainda acionar os bombeiros para apagar chamas

Lançado em julho de 2022, o aplicativo de celular Polícia na Rua reúne, em um só lugar, os contatos telefônicos e de e-mails de oito forças de segurança pública. Da palma da mão, a população pode, por exemplo, chamar a polícia para denunciar crimes, solicitar atendimento de primeiros socorros e ainda acionar os bombeiros para apagar chamas ou salvar alguém de um afogamento.

Estão no app os contatos das polícias Militar (PM), Civil (PC) e Rodoviária Federal (PRF), do Corpo de Bombeiros, do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), da Dicap (Divisão de Inteligência e Captura), do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-RR) e do governo estadual (veja ao final da reportagem o que cada seção oferece).

Destaques

Nos campos da PM e da PRF, existe um sistema conhecido como DAT (Declarações de Acidente de Trânsito), em que o cidadão envolvido em um acidente de trânsito sem gravidade pode preencher um formulário sobre o caso. No da PC, a população pode registrar um boletim de ocorrência.

Desconhecimento

Apesar da facilidade que oferece, o aplicativo ainda não é muito conhecido pela população. Na Play Store, a loja de aplicativos de celulares Android, registra apenas cerca de 1 mil downloads. Por sua vez, a App Store, que oferta apps para aparelhos com sistema operacional iOS, não dispõe essa informação.

Nas ruas da região central de Boa Vista, a Folha questionou dez pessoas – entre adolescentes, adultos e idosos – sobre já ter ouvido falar sobre o aplicativo. Apenas duas disseram ter ouvido falar da iniciativa, mas que não sabiam explicar bem a utilidade dela.

“Não sei informar nada. Porque já ouvi, postaram nas redes sociais, nos grupos de notícia do WhatsApp. Não entrei em detalhes pra ver. Só pra ver rapidamente”, disse a professora Leopoldina Mora de Lima, 42.

Uma vendedora disse que soube da existência do aplicativo por uma ação do governo estadual pela localidade, mas não o tinha em seu aparelho e, tampouco, sabia explanar seu objetivo.

Procurada, a PM disse trabalhar em estratégias para intensificar a divulgação da ferramenta e reafirmou a importância do aplicativo para a segurança da população. Além disso, diz viabilizar a atualização do app, “o que tornará sua utilização ainda mais fácil e eficiente”.

Avaliação

Mestre em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania pela Universidade Estadual de Roraima (Uerr), a professora Sylvia Cantanhede avalia que a ferramenta permite uma comunicação direta do cidadão roraimense com os órgãos de segurança pública e que o efeito prático dessa proximidade é uma solução ou orientação rápida à sociedade. Por outro lado, ela enxerga um grande desafio para esse canal alcançar a todos.


A professora Sylvia Cantanhede em evento de formatura (Foto: Arquivo pessoal)

“Tem a internet, devidos há alguns problemas com rompimento de cabos. Apesar de vivermos em um mundo tecnológico, existem ainda pessoas sem o aparelho celular, por morarem em uma localidade distante e de difícil acesso, não serão contempladas com o aplicativo. Outra situação são os trotes que várias pessoas passam para os números 190 (Polícia Militar de Roraima) e 192 (Samu)”, disse.

Confira a seguir os serviços de cada força de segurança no app

  • PM: Ligar para o 190; Disk Denúncia; sedes nos municípios; sistema DAT (Declarações de Acidente de Trânsito); telefone institucional; e-mail; Facebook; Instagram e site.
  • PC: Ligar para o 181; Disk Denúncia; sedes dos distritos policiais; delegacia virtual; telefone institucional; e-mail; Facebook; Instagram; e site.
  • Corpo de Bombeiros: Ligar para o 193; Disk Denúncia; sedes da corporação; ouvidoria, telefone institucional; e-mail; Facebook; Instagram; e site.
  • Samu: Ligar para o 192.
  • Dicap: WhatsApp da Dicap.
  • Detran: telefone institucional; Disk Denúncia; endereço; ouvidoria; e-mail; site; Facebook, Instagram; e Twitter.
  • PRF: Ligar para o 191; Disk Denúncia; endereço. sistema DAT; telefone institucional; e-mail; Facebook; Instagram; e site
  • Sesp-RR: telefone institucional; Disk Denúncia; endereço; ouvidoria; e-mail; site; Facebook; Instagram; e Twitter.
  • Governo de Roraima: telefone Institucional; site; endereço; ouvidoria; e-mail; login Servidor Web; Facebook; Instagram; e Twitter.

*Lucas Luckezie