A professora roraimense Pétira Maria Ferreira recebeu o título de Chanceler de Artes e Literatura em Londres, Inglaterra na última sexta-feira (07). Neste final de semana também será imortalizada como membro da Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
A docente assume a Cadeira Imortal das Belas Artes em reconhecimento de contribuições às artes e à literatura. Atualmente, ela organiza sete coleções – cada uma com sete volumes – sobre as gerações na cultura e contos roraimenses, e diversos poemas.
Já o título concedido em Londres foi outorgado pelo Comitê Internacional de Artes e pela Literarte (Associação Internacional de Escritores), que reconheceram os trabalhos realizados pela professora por meio do Prêmio de Artes 2023. A premiação ocorreu durante o Prize of Arts realizado na Espacio Gallery (Galeria de Artes), na Inglaterra, e contou com a presença de diversos artistas e autoridades da arte.
A finalidade da premiação é de estabelecer laços entre os países que utilizam a Língua Portuguesa. A escolha dos premiados é baseada na avaliação curricular e ética dos convidados, sendo aceitos pelo Comitê de Artes por unanimidade e cerca de 43 pessoas do mundo foram selecionadas.
Para a professora universitária, o resultado é fruto de um trabalho longo. “Semente plantada na vida pessoal e profissional. É da simplicidade que conquistamos os méritos”, ressalta Pétira.
O evento nas terras londrinas foi presencial mas a docente não pôde comparecer à entrega da medalha. Agora, com o reconhecimento, poderá ajudar em trabalhos de toda a Europa, segundo ela.
“Trabalhei muito. Tenho mais de 12 anos na educação, passando por todas as etapas de ensino. Ajudei a criar o curso de Artes Visuais em Roraima e tenho muitas especializações. Todo esse trabalho foi visto e é inédito porque não é para qualquer um. Não foi fácil, mas é um reconhecimento para Roraima também”, disse a professora.
Perfil profissional
Pétira Maria é historiadora, artista, poeta, escritora e produtora cultural, nascida em Boa Vista (RR). É doutoranda em ciências da Educação pela Universidade San Carlos, além de possuir mestrado em ciências da Educação pela Universidade San Carlos, especialidade em psicopedagogia pela Universidade FACETEN-RR e atualmente especializa em arte educação pela Universidade Campos Eliseos em São Paulo.
Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Roraima (UFRR) e licenciando em Artes Visuais pela Universidade Campos Eliseos em São Paulo. É participante de grupos de Estudo e Pesquisa como “Conectando Saberes” de Roraima, “GMEPAE” da Universidade de São Paulo (USP) e do Grupo de Escritores de Roraima.
Entre várias outras atuações na área, atualmente trabalha ministrando a formação da BNCC no Ensino da Arte na capital e nos municípios do estado, contribuindo no desenvolvimento de projetos de arte nas escolas públicas e publica material didático pedagógico e cultural. Ano passado, Pétira Maria foi convidada a ocupar a cadeira nº 90 na Academia de Literatura, Arte e Cultura da Amazônia (ALACA), pelo presidente, professor e escritor Rômulo Sena.