Personalidades que prestaram bons serviços ao Conselho Penitenciário (Copen) e Sistema Prisional foram agraciados com a ‘Medalha Mérito Conselho Penitenciário Jacir de Souza Cruz’ nesta quarta-feira, 12, no auditório Dr. Hesmone Saraiva Granjeiro, no prédio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR).
A solenidade fez parte da comemoração de aniversário do Copen, que completou 73 anos de criança, nessa terça-feira, 11.
“É uma forma de agradecer e reconhecer essas pessoas que se dedicam nas suas lutas, na melhoria do sistema prisional se dedicando com o seu afazer”, disse o presidente do Conselho Penitenciário, Roney Saldanha de Souza Cruz.
Roney é neto de Jacir e destacou a importância de continuar o legado do avô dentro da segurança pública. “Meu avô foi um ícone na segurança pública foram 40 anos de dedicação ao Estado. Também trilhei minha carreira profissional no mesmo rumo. Estou muito honrado e feliz de está participando desse momento”, destacou Roney.
Entre os agraciados com a medalha está o deputado estadual Coronel Chagas, que já foi diretor da Penitenciária Agrícola do Monte Cristo (Pamc), secretário de Estado de Segurança Pública, secretário de Justiça e Cidadania, foi chefe da Casa Civil, comandante-geral da Polícia Militar, entre outros cargos.
“Está honraria mostra a importância do trabalho daqueles que atuam no sistema prisional. Fico muito feliz e grato pelo reconhecimento do trabalho feito ao longo dos anos em prol do Sistema Prisional”, disse Chagas.
Estiveram presentes na solenidade os filhos, netos e bisnetos de Jacir de Souza Cruz.
“Meu pai foi um homem de vida simples com uma longa história de ligação com a segurança pública. Para nós, é o reconhecimento, de quem na simplicidade, passou por esta vida deixando marcas profundas na sociedade de Roraima”, destacou o filho Getúlio Cruz.
Foram agraciados 30 personalidades entre eles o governador do Estado Antonio Denarium, o vice Edilson Damião, secretários, deputados estaduais, juízes, promotores, entre outros civis e militares.
Jacir de Souza Cruz- Assumiu as delegacias de diversas localidades do então Território Federal. Comandou a segurança na Vila Pereira – hoje Surumu, e também no Bonfim, Normandia, Caracaraí e Amajari.
Ao longo dos anos, foi delegado-geral e chefe de polícia, o equivalente ao de Secretário de Segurança Pública. Ocupou ainda os cargos de diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital e do Interior, Diretor do Departamento Penitenciário, Secretário adjunto de Segurança e Diretor da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Por fim, atuou como membro do Conselho Penitenciário.