Desde os primórdios, o beijo é uma das manifestações de afeto mais comuns e naturais da humanidade. A troca de carinho através dos lábios é uma forma de demonstrar amor, paixão e amizade. Além disso, o beijo traz diversos benefícios para a saúde física e mental, confira.
Segundo estudos científicos, o beijo libera uma série de hormônios que ajudam a combater o estresse e a ansiedade. A Annual Meeting of the American Association for the Advancement of Science (AAAS), conta que o beijo apaixonado, por exemplo, aumenta a produção de serotonina, dopamina e ocitocina, que são neurotransmissores responsáveis por promover a sensação de bem-estar e felicidade.
Outro benefício do beijo é que ele ajuda a queimar calorias. De acordo com estudos, um beijo apaixonado pode queimar de 6 a 12 calorias por minuto, o que equivale a uma caminhada rápida. Já um beijo mais intenso, que envolva maior esforço físico, pode queimar de 8 a 16 calorias por minuto.
Além disso, o beijo é uma forma de aumentar a intimidade entre casais, fortalecendo o vínculo emocional e a cumplicidade. Um estudo realizado pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, revelou que casais que se beijam regularmente têm uma maior satisfação em seus relacionamentos.
O ato amoroso varia de acordo com cada região e cultura, o que em algumas pode ser uma demonstração de afeto, em outra um gesto de respeito. Em culturas como a japonesa ou árabe, o beijo na boca não é uma prática comum e é reservado apenas para relações íntimas.
No entanto, é importante lembrar que o beijo pode ser uma forma de transmissão de doenças, como herpes e mononucleose. Por isso, é importante tomar precauções, como evitar beijar pessoas que estejam doentes ou com feridas na boca.
O ato pode ser uma forma de demonstrar afeto e carinho entre amigos e familiares e traz benefícios para a saúde física e mental, independentemente do tipo de relação entre as pessoas envolvidas.