Cotidiano

Moradores de vicinal de Alto Alegre cobram manutenção em bueiros

A vicinal é o único acesso de quem mora e produz na localidade, além de os alunos também percorrerem o caminho diariamente enquanto utilizam o transporte público.

Moradores da Vicinal São Paulo, cerca de 15 quilômetros da sede do município de Alto Alegre, procuraram a Folha para denunciar e cobrar manutenção em três bueiros que estão cedendo às margens da estrada. A preocupação de quem vive na localidade é iminência de ficar sem acesso, caso a situação se agrave. Além disso, os responsáveis pela denúncia relataram que a temporada de chuvas se aproxima e pode acelerar o processo de erosão ao redor dos bueiros e das pontes.

Os denunciantes reforçaram que, ao todo, três bueiros estão em situação precária num percurso de quase 10 quilômetros, o que pode comprometer tanto o acesso quanto o escoamento da produção. “Não temos conseguido contato com o governo para saber o que pode e o que será feito para solucionar esses problemas. Meu pai mora nessa vicinal há 42 anos e trabalhamos com a agricultura, pecuária, piscicultura e outras atividades e não podemos ficar sem acesso”, ressaltou Sandro Dresch.


Os moradores informaram que três bueiros estão precisando de reparos urgentemente. (Foto: Divulgação)

A entrada da vicinal, conforme os moradores, fica sentido Vila Samaúma e assim logo na entrada, a 600 metros, fica o primeiro bueiro com rachaduras. O segundo está aproximadamente no quilômetro 1,6. O terceiro está no quilômetro 8,1. A vicinal São Paulo está à esquerda num entroncamento que surge na estrada. À direita fica a vicinal são Raimundo.

“São três bueiros graves. O bueiro da Juliana, que é uma forma de identificar o local, já que fica ao lado de um terreno cuja proprietária se chama Juliana é o mais grave. Não podemos ficar sem estrada porque hoje a vicinal tem uma grande produção de piscicultura. Outro cuidado que necessário para manter a estrada em condições de tráfego é porque as crianças usam para ir para a escola no ônibus escolar”, enfatizou Dresch.

A reportagem da Folha conversou com o prefeito de Alto Alegre, Pedro Henrique Machado, e ele informou que a Vicinal São Paulo será contemplada com obras oriundas de recursos destinados por meio de emendas do então deputado, agora senador, Hiran Gonçalves. O gestor municipal pontuou que a obra está em fase de licitação avançada e deve ser iniciada assim que o processo for concluído e a empresa contratada.

A Folha também entrou em contato com o governo do Estado, tendo em vista que os moradores disseram ter cobrado da administração estadual ações de melhorias, mas ainda não obtiveram sucesso no atendimento das reivindicações. Em nota, a Secretaria de Infraestrutura (Seinf) informou que realizou serviços de manutenção e construção de pontes na vicinal São Paulo, em 2022. “A Seinf destaca que encaminhará uma equipe técnica ao local para analisar os trechos descritos e adotar as providências em período hábil”, destacou o governo.