Muitas famílias buscam por salas adaptadas de cinema para autistas. Isso porque, apesar de algumas crianças e adultos com o transtorno conseguirem vivenciar a experiência sem desconforto, muitas precisam de um espaço com ajuste de luminosidade e som, por exemplo.
Essa pode ser uma questão de famílias com pessoas no espectro, que estão constantemente em busca de espaços inclusivos de lazer para levar seus filhos.
Como cinemas são ambientes que envolvem um fluxo grande de pessoas e bastante estímulos sensoriais, isso pode dificultar ou até mesmo contribuir para uma experiência não tão agradável para quem tem TEA. Nesse aspecto, nasceu o Sessão Azul, um projeto de sessões de cinema para autista que conta com adaptação para crianças com distúrbios sensoriais e seus familiares.
A ‘Sessão Azul’, especial para crianças com espectro autista será realizada neste domingo, 16, às 16h, no Cine Super K. Com o objetivo de promover a inclusão, o filme ‘Super Mario Bros’ será exibido em ambiente à meia luz, com som mais baixo e liberdade para as crianças.
O filme de animação infantil possui 1h32min e todos pagam entrada no valor de R$ 15 em 2D. A iniciativa está sendo realizada em referência ao mês de conscientização do autismo.