Inovação e Tech

Olimpíada Brasileira de Robótica abre inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por um professor/tutor de uma instituição de ensino

A olimpíada científica que tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, abre as inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023. 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas por um professor/tutor de uma instituição de ensino, podendo participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o território nacional. 

Os estudantes podem participar em duas modalidades: prática e teórica, onde os desafios procuram adequar-se tanto ao público que nunca estudou robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

A Modalidade Teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do aluno no formato presencial ou remoto. Os estudantes concorrem a uma medalha de acordo com o seu desempenho; e alunos do Ensino Médio podem utilizar sua nota para concorrer às vagas Olímpicas, processo onde o aluno consegue ingressar em uma universidade pública sem a necessidade de prestar vestibular. 

Já a Modalidade Prática acontece em dois formatos: presencial e virtual. No formato presencial, os alunos devem formar equipes e desenvolver um robô autônomo que deverá, durante uma prova prática, resgatar vítimas em um ambiente simulado. A modalidade presencial acontece através de competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para a final nacional, que acontecerá em Salvador, na Bahia, em outubro. 

Na modalidade Prática Virtual os estudantes podem participar da categoria Apresentação, onde as equipes demonstram, em vídeo, um projeto desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Na categoria Simulação, os estudantes programam um robô virtual que precisa realizar o resgate de vítimas de uma arena que simula uma situação de desastre.

Não é necessário participar da Modalidade Teórica para poder participar da Modalidade Prática, ou o contrário,  mas em todas as modalidades o estudante deve ter no máximo 19 anos no ano da competição.
 


Podem participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o território nacional. (Foto: Divulgação)

Calendário de Inscrições
Para se inscrever, os professores devem acessar o site da OBR e seguir as instruções do Manual de Inscrição. Cada modalidade possui um prazo diferente para inscrição:
Modalidade Teórica: Até 22/05/2023
Modalidade Prática Presencial: Até 22/05/2023
Modalidade Prática Virtual – Simulação: Até 14/07/2023
Modalidade Prática Virtual – Apresentação: Até 30/06/2023
 
Para mais informações, acesse o site