Após uma visita ao Museu Integrado de Roraima (MIR), os universitários do curso Educação do Campo, da Universidade Federal de Roraima (UFRR), procuraram a FolhaBV para relatar o abandono e o descaso com o prédio.
Atualmente, o museu está funcionando em um lugar improvisado e o antigo prédio está abandonado. Os estudantes relataram tristeza ao se depararem com os artigos guardados em caixas e armários.
“O museu deveria ser um lugar acessível para todos, mas como não possui estrutura só está atendendo alguns universitários. […] É muito triste ver o desprezo pela nossa cultura”, relatou uma jovem em suas redes sociais.
A jovem relatou que não sabia da existência de um museu em Roraima e para ela, a preservação do local é essencial para mostrar a história do Estado e tornar a cultura mais valorizada e acessível.
A reportagem procurou a Secretaria de Infraestrutura sobre as ações voltadas para o local. A pasta informou que o projeto do Museu ainda está em fase de elaboração pela equipe da pasta.
Além disso, informou que a construção de um espaço adequado e seguro para o funcionamento do Museu e a exposição de suas peças fará parte da fase 3 do projeto de modernização do Parque Anauá.
Confira a nota na íntegra
A Secretaria de Infraestrutura informa que está prevista a construção de um espaço adequado e seguro para o funcionamento do Museu e a exposição de suas peças. Espaço esse que faz parte do projeto de modernização do Parque Anauá.
O projeto arquitetônico prevê o funcionamento do Museu dentro do Centro Cultural do Parque Anauá, que também abrigará a Escola de Música e o auditório para apresentações artísticas.
O projeto do Museu ainda está em fase de elaboração pela equipe da pasta. Somente a partir da conclusão desse projeto é que será divulgado o cronograma de obras. O Centro Cultural, onde funcionará o Museu, está previsto para ser construído na fase 3 do Projeto de Revitalização do Parque Anauá.