O deputado federal Albuquerque (Republicanos-RR) foi eleito vice-presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (19), durante a instalação do órgão julgador, em Brasília. A chapa eleita por unanimidade tem como presidente Leur Lomato (União Brasil-BA) e segundo vice-presidente Bruno Ganem (Podemos-SP).
Em entrevista à Folha, Albuquerque prometeu que o colegiado vai conversar com parlamentares de esquerda e direita que, desde o início da nova legislatura, tem se desrespeitado em reuniões da Casa. “Respeitar as diferenças não é agredir o parceiro, o colega, com palavras de baixo calão. Tem que haver respeito pelo ser. O deputado tem que entender que representa a sociedade do Brasil, especialmente o Estado pelo qual foi eleito, e tem que ter responsabilidade com a fala dele”, disse.
O deputado disse que o colegiado irá tomar as medidas necessárias para combater a tensão na Câmara. “Está havendo uma falta de decoro muito grande nas sessões, por parte da esquerda e da direita, com agressões em palavras, xingamentos e isso tá causando repercussão muito negativa na Câmara Federal e em todo o Brasil”, relatou.
Albuquerque também é membro titular das Comissões de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado. Além disso, o parlamentar é coordenador da região Norte da Frente Parlamentar de Agricultura Familiar.
*Por Lucas Luckezie