Cultura

Professor da UFRR é nomeado como superintendente do Iphan-RR

Novo superintendente disse querer chamar a sociedade para dialogar sobre as melhorias que o órgão precisa para fortalecer a defesa do patrimônio histórico e cultural de Roraima

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, nomeou o professor da UFRR (Universidade Federal de Roraima), Francisco Alves Gomes, como superintendente regional do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (19). A posse do docente deve ser marcada para a semana que vem.

Em entrevista à Folha, o novo superintendente disse querer entender a parte interna do Iphan, em relação aos aspectos estrutural e de pessoal, e chamar a sociedade para dialogar sobre as melhorias que o órgão precisa para fortalecer a defesa do patrimônio histórico e cultural de Roraima. “Se não ouvir as pessoas de frente dessa defesa do patrimônio roraimense, não tem sentido”, avalia.

A nomeação foi comemorada pelo Comitê Pró-Cultura Roraima, que reúne cerca de 100 entidades vinculadas à cultura na capital e no interior do Estado. Em carta aberta, o movimento popular e cultural disse que Gomes “é liderança reconhecida pelos relevantes trabalhos acadêmicos, na gestão universitária e em movimentos culturais”.

O comitê ainda o lembra como morador de bairros menos privilegiados da capital de Roraima, com trajetória marcada pela afirmação da igualdade racial e a garantia de direitos humanos, e que “demonstra a capacidade técnica e a habilidade política necessárias ao cargo, considerando as especificidades de um estado jovem e de fronteira amazônica”.

Perfil

Francisco Alves Gomes é formado em Letras (UFRR), especialista em Direção Teatral (FADM), mestre em Literatura (UnB), doutor em Literatura (UnB) e possui Pós-doutorado (Unioest). É professor e ex-coordenador do curso de Artes Visuais da UFRR. Diretor teatral da Cia do Pé Torto. É escritor e possui seis livros publicados, entre os gêneros de poesia, teatro e conto.

*Por Lucas Luckezie