Cotidiano

Projeto conscientiza crianças a cuidarem da cidade em Rorainópolis

São palestras nas escolas sobre os papéis do governo estadual, do governo municipal e de cada cidadão no funcionamento de preservação ambiental da cidade

Um projeto de educação ambiental está sendo realizado, em escolas municipais e estaduais  de Rorainópolis, para incentivar as crianças a cuidarem da frente de casa e também da cidade. O projeto é de responsabilidade e criação de Hugo Gonçalves, engenheiro agrônomo e doutor em educação, em parceria com Secretaria Municipal de Educação do município (SEMED).

De acordo com o engenheiro agrônomo, o projeto “Eu cuido da frente da minha casa, porque eu amo minha cidade” iniciou com palestras nas escolas sobre os papéis do governo estadual, do governo municipal e de cada cidadão. “A ideia é conscientizar a criança formando um cidadão que cuide e zele da cidade sabendo que nem tudo é obrigação do governo, que o cidadão também tem sua função”, ressaltou Gonçalves.

Agora, o projeto está na fase de produção com vídeos das crianças, onde são desafiadas a mostrar um antes e depois das frentes de suas casas ou comércio da família em dois minutos. O vídeo deve ter a participação do aluno e dos pais ou responsáveis realizando a limpeza e fazendo o descarte correto.

“O aluno junto com o seu responsável limpa, guarda as sobras de material de construção retirando da frente da casa, implanta lixeira para proteger o lixo até que o gari possa coletar. Instruímos que pode ser uma lixeira de material reciclado se não houver condições de comprar uma, além de criar uma fossa ou um sumidouro, para não soltar água utilizada na rua, pois estraga o asfalto, propaga lixo e mau cheiro”, informou o criador de como devem ser as ações nas filmagens.

As gravações não são feitas apenas para registro, mas para uma premiação da amostra que será apresentada na Feira de Ciências municipal que será realizada em outubro. Os seis melhores vídeos de cada escola serão premiados e os três melhores da cidade receberão troféu e menção honrosa como Cidadão Ambientalmente Consciente, além do prêmio.

Conforme Gonçalves, seis escolas já receberam as palestras e instruções e continuarão até as escolas das vilas e distritos.


Orientações do projeto. (Foto: reprodução/Hugo Gonçalves)