Durante um mutirão realizado neste domingo, 23, 120 reeducandos da Cadeia Pública realizaram exames oftalmológicos. A ação foi uma parceria entre a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc).
A diretora da Cadeia Pública Masculina, Maria José da Conceição, destacou a importância da iniciativa para oferecer assistência a pessoas privadas de liberdade, assegurando o cumprimento da lei.
“É uma mobilização muito importante para garantir a saúde do preso. Os reeducandos que passaram por atendimento receberão óculos. Para os que necessitam de cirurgia, os médicos já fizeram os encaminhamentos. Isso vai facilitar a realização das atividades, a participação deles em projetos de leitura, entre outros projetos educacionais”, ressaltou a diretora.
O mutirão contou com a participação de 22 policiais penais da Cadeia Pública Masculina, dois médicos oftalmologistas, duas enfermeiras, duas técnicas de enfermagem e dez alunos do Curso de Enfermagem do Centro Universitário Estácio da Amazônia.
No sábado, 22, a ação foi realizada na Cadeia Pública Feminina, totalizando 110 atendimentos, entre estes, 50 consultas com ginecologista.