O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) produziu um documentário sobre a saúde do município de Bonfim, que adotou o telediagnóstico para exames de eletrocardiograma. A produção foi publicada nesta quarta-feira (26), no canal do conselho no YouTube.
O município de Bonfim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, se tornou referência por encaminhar os laudos de eletrocardiograma para uma base de cardiologistas em Minas Gerais, de modo online, e otimizar o atendimento para a população. De acordo como o Conasems, o serviço de telediagnóstico trouxe não apenas agilidade, mas também melhora na qualidade dos laudos entregues para os profissionais em Bonfim.
Ao todo, conforme a secretaria, cerca de 2.517 exames já foram realizados desde a implantação do serviço, em 2017. Desses, cinco pacientes foram detectados com alteração cardíaca e diretamente encaminhados ao Hospital Geral de Roraima (HGR), em Boa Vista.
Ao falar sobre o assunto, o secretário-adjunto de saúde municipal, Jader Vieira Gil, disse que as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm o aparelho necessário para o exame e contempla o programa. A implementação só foi possível com um programa em parceria entre Governo de Roraima, Secretaria e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
“A gente tem feito o caminho da telemedicina. É um caminho importante para os interiores e para desafogar a nossa fila nos postos. Às vezes falta energia e vai embora a internet, o que dificulta. Mas sempre que tem energia, os postos de saúde conseguem rodar os seus exames e enviar para a UFMG. Isso não seria um empecilho para implementar o programa”, ressaltou o secretário à FolhaBV.
Como funciona
O telediagnóstico foi implantado em Bonfim em 2017, inicialmente na sede do município. Com o sucesso dos atendimentos, o serviço foi levado para as vilas Vilena, São Francisco e Nova Esperança, também para a região do Tucano, chegando a todas as UBSs.
Os profissionais de saúde do município recebem treinamento para manusear o aparelho e aplicar os pontos de recepção no corpo. No dia a dia e conectados à internet, eles realizam o eletrocardiograma nos pacientes, enviam o exame para a UFMG e em minutos recebem o diagnóstico assinado pelo médico.
Acessibilidade
De acordo com o prefeito de Bonfim, Joner Chagas, moradores de Boa Vista, que vivem na divisa entre os municípios, procuram o exame de eletrocardiograma no município. Chagas destaca a agilidade e qualificação dos cardiologistas de MG, onde fica instalada a base do projeto.
“Com o telediagnóstico, muitas vidas foram salvas aqui em Bonfim. As pessoas que mais precisam estão tendo acesso a um exame de qualidade, gratuito, em tempo recorde, e que no serviço público costuma demorar a ser feito, em razão de uma longa fila de espera”, observa.
Além do eletrocardiograma, o prefeito destaca que todas as UBSs receberam equipamentos de ultrassonografia, evitando que os moradores precisem se deslocar à capital para realizar exames. Pelo projeto do telediagnóstico, a secretaria de saúde foi premiada em 2019 na 16ª Mostra ‘Brasil, aqui tem SUS’, realizada no 35º Congresso Conasems.