As inscrições para a 50º edição dos Jogos Escolares de Roraima (JERs), que encerrariam no próximo dia 30 de abril, foram prorrogadas até o dia 5 de maio. O evento é promovido pelo Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).
“A novidade deste ano são as inscrições online, por meio do sistema do Governo Digital. Convocamos todos os professores que ainda não conseguiram se inscrever para aproveitar mais esse prazo e inscrever os atletas. Se alguém tiver dificuldade, a equipe do Idrr estará disponível para atender”, destacou Adriana Souza, gerente do Núcleo de Desporto Escolar do IDRR (Instituto de Desporto de Roraima), setor que coordena os Jogos.
Até o momento, a coordenação dos Jogos registrou a inscrição de 43 escolas e 656 participantes entre atletas e técnicos. Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site oficial do cadastro nos Jogos Escolares de Roraima e preencher as informações sobre a escola, atletas e modalidades em que os interessados vão participar. A inscrição dever ser feita pelo gestor da unidade de ensino.
Após a inscrição, a entrega da documentação dos participantes de Boa Vista será realizada de forma presencial no IDRR, que fica localizado no Estádio Canarinho (avenida Ville Roy, nº 4596, Canarinho). Para o interior, a entrega da documentação será nos pontos indicados em regulamento.
MUDANÇA NO CALENDÁRIO DE COMPETIÇÕES
O calendário das competições também sofreu modificação. Em 2023 serão realizadas quatro fases regionais, além da fase capital e a fase final. A primeira regional será em Rorainópolis, de 6 a 10 de junho, e a segunda ocorre em Bonfim, de 13 a 17 de junho.
Caracaraí sediará a terceira regional de 19 a 23 de junho. A quarta regional ocorre em Alto Alegre, de 25 a 29 de junho. A etapa capital, de 2 a 6 de julho, e por último a grande fase final, de 18 a 28 de julho em Boa Vista.
CATEGORIAS
Os JERs 2023 serão disputados nas categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino.
As modalidades são: atletismo, basquete, futebol, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez.
A novidade deste ano são as modalidades badminton, wrestling e ciclismo que serão inseridas nas disputas dos Jogos (no ano passado foram feitas seletivas).
Além disso, outro grande diferencial será a estreia do triátlon (400m natação, 10km ciclismo e 2.500m corrida). A modalidade entrou no calendário nacional de competição este ano e pela primeira vez também será realizado nos Jogos Escolares de Roraima.