A campanha ‘Armário Social’ está sendo realizada com o objetivo de arrecadar roupas e calçados para pessoas privadas de liberdade, beneficiadas com a saída temporária, alvarás de soltura, e custodiados que participam de audiências.
O projeto prevê a reinserção, direitos humanos e a cidadania, a iniciativa surgiu ao observar que uma das realidades mais enfrentadas pelas pessoas que, ao saírem dos estabelecimentos penais para o convívio social, muitas vezes sem vínculos familiares, é a dificuldade de roupas adequadas para a sua reinserção social.
Além disso, o diretor do Departamento de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC), Hallison Santana, destaca que os reeducandos que ganham o benefício da saída temporária possuem uma boa conduta dentro do Sistema Prisional, mas ainda sofrem um constrangimento ao serem vistos usando a farda pelas ruas.
“A ideia do projeto surgiu por conta da forma que a sociedade vê a saída temporária. Queremos amenizar o constrangimento tanto para quem está tendo a oportunidade de progressão de regime quanto para a sociedade que ao ver os homens com a farda laranja costuma sentir pânico”, disse ele.
São aceitas doações de blusas, calças, bermudas e calçados em geral. Ao todo são cinco pontos de arrecadação:
• Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (SEJUC)
– Endereço: Av. Getúlio Vargas, 8120 – São Vicente.
• Escritório Social Roraima
– Endereço: Av. Getúlio Vargas, 4876, São Pedro.
• Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE/RR)
– Endereço: Praça do Centro Cívico, 202 – Centro.
• Defensoria Pública do Estado de Roraima – Núcleo Especializado Criminal
– Endereço: Rua Soldado PM Arineu Ferreira Lima, 1415 – Caranã.
• Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social – SETRABES
– Endereço: Av. Mário Homem de Melo, 2310 – Mecejana.
Em caso de dúvidas, entrar em contato com o Escritório Social de Roraima através do número (95) 98402-5931.