Cotidiano

Horário de organização e funcionamento das feiras livres em Boa Vista foi reforçado

Nas feiras do Garimpeiro e do Sílvio Botelho trabalham 531 e 380 feirantes, respectivamente

A partir de agora o horário de atendimento ao público nas feiras livres de Boa Vista é todos os sábados, das 6h às 13h, na feira livre da rua Pedro Aldemar Bantim, no bairro Dr. Sílvio Botelho. O mesmo horário deve ser cumprindo aos domingos na Feira do Garimpeiro, localizada na avenida Ataíde Teive, no bairro Asa Branca.O decreto que regulamenta as feiras livres no município foi publicado no Diário Oficial.

Nas feiras do Garimpeiro e do Sílvio Botelho trabalham 531 e 380 feirantes, respectivamente. Eles comercializam produtos como hortifrutigranjeiros (frutas, legumes e etc), carne, produtos artesanais, peixes, derivados do leite e de industrialização caseira de alimentos e produtos alimentícios de consumos imediatos.

No entanto, a atenção dos feirantes e motoristas deve ser redobrada desde o dia anterior.Em ambas as feiras, a montagem das barracas deve ocorrer das 18h do dia anterior às 5h30 do dia de funcionamento. A partir desse horário até o encerramento das feiras, o trânsito fica interditado. Não é permitida a circulação de carros e motos. É autorizado apenas o trânsito dos veículos utilizados para carga e descarga dos produtos, que devem ser retirados assim que terminarem o serviço.

“É importante que todos respeitem esses horários para o melhor funcionamento das feiras. Assim é possível garantir segurança e comodidade para os feirantes e para os consumidores”, afirma Paulo Sucupira, diretor de Produção da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental.

A interdição das ruas ocupadas pelas feiras livres é feita por agentes da Superintendência Municipal de Trânsito, que também fazem a fiscalização no local. “Os motoristas que desrespeitarem a sinalização estão sujeitos à notificação e até apreensão do veículo. A orientação é que eles sigam por rotas alternativas”, orienta o secretário Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros.

REGULAMENTAÇÃO – A prefeitura investiu 2,8 milhões na padronização das feiras livres para oferecer um ambiente adequado às compras. Aos feirantes cabe a responsabilidade de manter as barracas e vias limpas, cumprindo as regras do decreto. (Fonte Ascom PMBV)