Em três dias, 187 infrações foram registradas e 37 veículos apreendidos durante uma fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR). Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (8).
A ação faz parte da Operação Maio Amarelo e ocorreu entre a sexta-feira (5) e o domingo (7). A maior parte das infrações, 39, foi de condutores dirigindo com o veículo não licenciado; em segundo lugar (36) motoristas sem cinto de segurança, (30) dirigindo sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e 11 casos por conduzir veículo fazendo uso do telefone celular.
Também foram registrados nove casos de pessoas dirigindo com validade da CNH vencida há mais 30 dias; oito episódios de direção sob a influência de álcool; e seis casos de condutores que se recusaram a fazer o teste do bafômetro.
O presidente do Detran-RR, Álvaro Duarte, informou que várias ações serão realizadas dentro da campanha Maio Amarelo, como fiscalizações, blitze educativas e palestras.
“Nessa operação, observamos que os índices referentes à infração de não utilizar o cinto de segurança, que chegavam a quase 50%, reduziram para 20%. Mas o que nos preocupa é a quantidade de pessoas dirigindo sem CNH, o que gera uma multa de R$ 880”, explicou Álvaro Duarte.
A operação, que faz parte da programação da campanha Maio Amarelo, mês que tem como objetivo a conscientização e educação para o trânsito, foi realizada com a participação de agentes de fiscalização de trânsito do Detran-RR e da Smtran (Superintendência Municipal de Trânsito), além da PMRR (Polícia Militar de Roraima) e da GCM (Guarda Civil Municipal) de Boa Vista.