Cultura

Exposição de bordados traz memórias em formato de arte

A artista Ivete da Silva irá expor o artesanato na cafeteria Podcast Coffee Pub, nesta sexta-feira (12)

Transformando em bordado as memórias vividas, a artista e professora da Universidade Federal de Roraima, Ivete da Silva, irá apresentar a exposição “Memórias Bordadas” na cafeteria Podcast Coffee Pub, às 19h, na sexta-feira (12)

Explorando o tempo, buscando a profundidade histórica que fica nos acontecimentos, no envolvimento das relações vividas. “O que penso em contar com as peças que vamos expor, são bordaduras das memórias, tanto das minhas e de memórias alheias. Memórias entrelaçadas pelo gesto do bordado, que por meio das linhas tecem conversas e brincam no tecido despretensiosamente, as origens e identidades que me constituem traçam as linhas que levam a essas bordaduras e as conduzem em todo seu fazer. ”


A artista Ivete da Silva – Foto: Divulgação

A artista é nascida no Rio Grande do Sul em São Sepé, e mora em Roraima desde 2013. Foi em Mata Grande que sua arte se fortaleceu.  “Em Mata Grande vivi a infância e o início da adolescência, tenho experiências com as linhas, com o bordado, a costura, o crochê e o tricô, todas proporcionadas e provocadas por mulheres: minha mãe, minhas avós e minha professora alfabetizadora. Os homens também compõem a construção dessas memórias, o meu pai com as manualidades em trançados de couro e produção de rede de pescador, e meu avô materno com seu conjunto de dicas e críticas na arte do bordado”, disse. 
Os elementos culturais que constituem o seu trabalho são potencializados pelas experiências vivenciadas nas terras do Norte e do Sul, que atuam como disparadores de memórias afetivas.

O lançamento da Exposição será no dia 12 de maio 
Horário: às 19h 
Local: Cafeteria Podcast Coffee Pub
Endereço: Rua: Severino Soares de Freitas, nº: 1464-4, Bairro: Paraviana, Boa Vista-RR.