Um ônibus, um cachorro caramelo, belas paisagens e muitos quilômetros Brasil à frente. Assim será a vida do casal Josenir Silvério, 52, e Beatriz Jaramillo, 51, até pelo menos setembro deste ano. Juntos, eles construíram um motorhome e partiram do sítio na zona Rural de Boa Vista, com destino à felicidade.
Esta é a segunda viagem que eles realizam no ônibus, ou melhor, na casa ambulante. Reservado, o casal não quis contar quais os destinos pretendem visitar nesta vez, mas garantiram que vão passar pela região Nordeste. Com empolgação, também falaram sobre as expectativas.
“Agora a gente vai levar a moto. Antes nós não tínhamos e aí em cidades grandes, a gente até evitava parar, primeiro por causa da questão da segurança, segundo porque com um carro grande desse, fica complicado de arrumar a estacionamento, né?”, contou Josenir.
Na primeira viagem, o casal visitou nove estados. Mas ao chegarem na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, Josenir diz que “esfriou muito” e decidiram voltar. Porém, a ida até a Serra do Rio do Rastro (SC), é uma das lembranças mais marcantes.
“Fiquei apavorada. É belíssimo, mas muito assustador”, destacou Beatriz, por conta da estrada estreita e alta.
Um sonho antigo
A ideia do motorhome surgiu na vida de Josenir há pelo menos 15 anos. Segundo ele, foi lendo em revistas sobre as “casas em rodas” que ele se apaixonou pelo tema e marcou como um objetivo de vida. Beatriz afirma que soube desse plano antes de se relacionarem, e topou sem medo. Eles estão juntos há quatro anos.
“Eu acho que quando a gente compartilha como um casal, a gente tem que apoiar os sonhos, os projetos. Então, eu o apoiei, mas eu gostei também. Depois que a gente passou a morar como casal, nós demos pressa nisso para começarmos a viajar”, compartilhou Beatriz.
Veja abaixo o vídeo com o relato de Josenir e Beatriz, além de detalhes do motorhome:
A primeira tentativa de um motorhome, conforme Josenir, foi em um micro-ônibus. O espaço do veículo, porém, não era suficiente, mas isso não o fez desistir. No ano passado, ele adquiriu o ônibus que, até então, era para 49 passageiros.
Em pouco tempo, as cadeiras deram lugar a uma sala, uma cozinha, um quarto, banheiros, e uma dispensa, que serve como garagem para a moto. A estrutura também conta com energia solar e isolamento térmico, dando total conforto ao casal.
“Estou com a casa completa e eu tenho duas centrais de ar. Posso usar o ar o dia todo e entrar pela noite e o carro é totalmente autônomo. Tenho energia de sobra, que eu levo meu computador, levo um modem de internet, eu tenho Wi-Fi em qualquer lugar. Ficou bem cômodo para trabalhar à distância, como eu já trabalho. Ficou muito bom”, detalhou o programador.
Josenir e Beatriz possuem filhos de relacionamentos passados, mas todos são adultos. O casal pensa em deixar a vida no sítio e embarcar de vez nas estradas, porém, a segurança é a maior das preocupações.
“Essa é a única coisa que me preocupa. Agora mesmo, por exemplo, eu queria ir a São Paulo. Faz muito tempo que eu não vou em São Paulo, mas você vê como tá o noticiário, a violência, a complicação”, diz Josenir. “Espero que a gente fique tranquilo, seguro e não aconteça nenhum insucesso que a gente vá lamentar. A expectativa é que dê certo”, complementou Beatriz.
O programador afirma que, quem possui o mesmo sonho e deseja realizá-lo, deve avaliar as prioridades, mas não pode abandonar os planos, mesmo diante das dificuldades. Já Beatriz, diz que sonhos podem acontecer.
“Você não pode dizer assim: “ah, eu vou realizar meu sonho” e esquece a vida, né? A gente tem que ter alguma coisa, um objetivo. A vida é um empreendimento de longo prazo. Imagina se eu realizar tudo hoje. Depois, a vida fica sem sentido, né? Essa espera não é maléfica, é natural que não consiga realizar um sonho desse rápido”, salientou Josenir.
“Eu nunca imaginei morar no Brasil, mas estou morando, gostei. A gente tem que sonhar. Em um momento não tem nada na sua mão, mas o sonho se realiza. Muitas vezes, a gente não tem a sorte como aconteceu, mas torna realidade”, compartilhou Beatriz.
* Por Vanessa Fernandes