Pais de alunos da Escola Municipal Serra Grande II, em Cantá, no interior de Roraima, entraram em contato com a FolhaBV para denunciar a falta de professor na unidade de ensino. De acordo com uma mãe, o problema é frequente e os alunos têm sido afetados com a falta de docentes.
“Já fiz uma denúncia há meses atrás sobre a falta de professores e, na época, o prefeito disse que já estava providenciando a contratação. Foi contratado um professor e uma cuidadora, porém o professor que veio pra dar aula não passou dois meses na escola e a cuidadora, que estava na sala junto com ele, ficou no lugar dele. Então ficamos na mesma. Sem professores e sem cuidadora de aluno e sem assistente de aluno”, relata a mãe.
Ainda de acordo com a denúncia, a escola está em falta de outros profissionais, como porteiro, mas que os pais têm sido desestimulados a contar a situação para órgãos de controle.
“Agora nós pais ficamos sabendo que os professores e gestores que pediram pra nós ir atrás dos nossos direitos estão ficando contra os pais, pois alguns estão ‘puxando o saco’ do prefeito para não mancharem a reeleição dele”, complementa.
Resposta
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação do Cantá informou que não procede a informação da ausência de professores e de assistentes de aluno na unidade e que o docente pediu exoneração na última sexta-feira e será substituído nesta quarta-feira (10) por outro professor contratado por processo seletivo.