O vereador Kleber Siqueira (Solidariedade) foi eleito como terceiro-secretário da mesa diretora da Câmara Municipal de Boa Vista para o mandato “tampão” do biênio de 2023-2024. A eleição foi realizada na manhã desta quarta-feira (10), no plenário da Casa.
Siqueira recebeu 14 votos e superou o concorrente Adnan Lima (PMB), que recebeu oito. Em seu discurso na tribuna, o vencedor fez agradecimentos a Deus, à mesa diretora, ao presidente da Câmara, ao rival na eleição, aos servidores de seu gabinete e a familiares. “Me sinto muito feliz. Pode ter certeza que você tem aqui um soldado ao seu lado”, disse ao presidente da Casa, Genilson Costa.
“É uma responsabilidade que a gente tem com a nossa população […]. Cada vereador sabe da minha índole, do meu caráter, do meu trabalho, então é isso que eu penso da mesa diretora, que tem responsabilidade e eu já estava ali presente e fico muito feliz em ter ganho”, disse à Folha o parlamentar, que informalmente já exercia a função ao sentar na mesa do plenário.
Como o então vereador e segundo-secretário Albuquerque (Republicanos) renunciou à função em dezembro do ano passado, após ser eleito deputado federal, o terceiro-secretário da Casa, Vavá do Thianguá (PSD), automaticamente assumiu o posto do antigo titular, deixando vaga a terceira secretaria.
E foi exatamente esse detalhe questionado pelo vereador Julio Medeiros (PV), o qual disse que a Procuradoria da Casa errou ao interpretar o regimento, por defender que a eleição deveria ser para o cargo de segundo-secretário e prometeu que tomaria medidas cabíveis. “A renúncia foi para o cargo de segundo-secretário, a eleição deveria ser para o cargo de segundo secretário”, disse.
Em resposta, o presidente da Câmara defendeu o posicionamento da Procuradoria e da Secretaria-Geral Legislativa (SGL), de que o terceiro-secretário assume a segunda secretaria em caso de vacância.
Confira como cada vereador votou na eleição
- Adjalma Gonçalves (Solidariedade): Adnan Lima
- Adnan Lima (PMB): Adnan Lima
- Aline Rezende (PRTB): Kleber Siqueira
- Bruno Perez (MDB): Adnan Lima
- Dr. Ilderson (PTB): Kleber Siqueira
- Genilson Costa (Solidariedade): Kleber Siqueira
- Gildean Gari (Progressistas): Adnan Lima
- Insp. Daniel Mangabeira (Rede): Kleber Siqueira
- Ítalo Otávio (Republicanos): Kleber Siqueira
- Juliana Garcia (PSD): Kleber Siqueira
- Júlio Medeiros (PV): Kleber Siqueira
- Kleber Siqueira (Solidariedade): Kleber Siqueira
- Leonel Oliveira (Solidariedade): Adnan Lima
- Manoel Neves (Republicanos): Kleber Siqueira
- Melquisedek (União Brasil): Kleber Siqueira
- Nilson Bispo (PSC): Adnan Lima
- Ruan Kennoby (PV): Kleber Siqueira
- Sandro Baré (Republicanos): Kleber Siqueira
- Sten. Vélton (União Brasil): Adnan Lima
- Thiago Fogaça (PDT): Kleber Siqueira
- Tuti Lopes (PL): ausente
- Vavá do Thianguá (PSD): Kleber Siqueira
- Zélio Mota (PSD): Adnan Lima
*Por Lucas Luckezie