Estudos e pesquisas na Amazônia com ênfase na sustentabilidade dos povos originários e os Yanomami foram o tema do 45º episódio do ‘Podcast Coffee Pub’.
A convidada foi Sandra Buenafuente, professora titular de Economia na Universidade Federal de Roraima (UFRR), e pós-doutoranda em Ciências Ambientais pela Oxford University, na Inglaterra.
Nascida na margem do Rio Itaqui, em Santarém, Sandra conta que a curiosidade para entender mais sobre os impactos que as explorações dos recursos naturais causavam na sociedade, começaram ainda muito nova, e daí surgiu o caminho de pesquisa sobre a Amazônia.
Sobre a infância, a professora relembra que durante a adolescência, conheceu de perto a mineração do Rio Norte e Porto Trombeta. O contato com mineradoras lhe ofereceu um olhar amplo sobre as possibilidades da região, e o quanto poderia contribuir no local com ajuda de estudos.
“Fiquei imaginando o quanto aquela exploração causava impactos. Nossa região é tão rica e isso não é revertido para as pessoas que estão aqui. A região estava sendo explorada e isso me inquietava. Foi nesse momento que me dei conta que essa realidade era muito mais profunda, do que estava sendo apresentado”, contou.
O episódio foi claro em relação a estudos com resultados positivos para a Amazônia e citou exemplos do quanto a esfera pública unida com pesquisas acadêmicas, pode somar em ações eficazes para os povos originários através de projetos, pesquisas e programas.
Confira a entrevista completa aqui:
A transmissão dos episódios do Podcast Coffee Pub são exibidas toda segunda e quarta-feira no estúdio da Cafeteria com o mesmo nome, localizado na rua Severino Soares de Freitas, nº: 1464-4, no bairro Paraviana.