A diarreia é uma doença comum entre a população, além de diminuir as reservas de água do corpo, que representa 75% de toda nossa constituição, reduzem também os níveis de dois importantes minerais: sódio e potássio.
Apesar de ser considerada uma doença leve, a diarreia pode causar desidratação, principalmente em bebês, crianças e idosos.
Para alertar as pessoas sobre a ligação da doença com o consumo de água contaminada por bactérias, o médico da Unidade Básica de Saúde Mecejana, Rogério Assunção, ministrou uma palestra para os pacientes da unidade básica na manhã de hoje, 10.
“A higiene é um dos principais fatores para o surgimento da diarreia. Na maioria das vezes está associada ao mau armazenamento da água. É importante que as pessoas fervam a água antes de consumir”, explicou Rogério.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar a diarreia. Por isso o médico recomenda: lavar as mãos com frequência, principalmente após ir ao banheiro e antes de comer; ensinar as crianças a não levar objetos à boca; evitar carne malpassada; evitar o consumo de lacticínios, principalmente se tiver intolerância à lactose.
O médico reforça ainda que independente do tempo que a pessoa esteja com os sintomas, é necessário procurar um médico.
“Só o médico, com exames complementares vai saber se a doença é infecciosa ou se tem outra causa. É importante procurar o profissional, pois existem bactérias que podem ultrapassar o intestino e cair na corrente sanguínea, podendo causar até uma infecção disseminada por todo o corpo”, explicou.
Fonte: Semuc