Política

Comissão Yanomami do Senado espera por dados do Censo para relatório

Dados do IBGE devem ser divulgados no final de junho.

A Comissão Externa dos Yanomami no Senado aguarda pela divulgação do Censo Demográfico 2022 para finalizar relatório sobre o acompanhamento da crise humanitária indígena. A informação é do Congresso em Foco.

Os dados coletados pelo IBGE devem ser divulgados em 28 de junho. Relator da Comissão Yanomami, o senador Dr. Hiran (PP-RR) deve apresentar o texto antes do fim do próximo mês.

A comissão foi criada após o anúncio de crise humanitária vivida pelos Yanomami em Roraima, para avaliar o que aconteceu para gerar a crise, a logística de retirada dos garimpeiros e o suporte aos Yanomami realizada pelo Ministério da Defesa, como foi a demarcação da reserva indígena, além de fazer proposições a curto, médio e longo prazo.

A CTEYanomami é composta por oito senadores: Chico Rodrigues (PSB/RR) é o presidente, Eliziane Gama (PSD/MA) é a vice-presidente e Dr. Hiran é o relator. Os senadores Humberto Costa (PT/PE), Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR), Astronauta Marcos (PL/SP), Zenaide Maia (PSD/RN) e Leila Barros (PDT/DF) também compõe a comissão.