O diretor-geral substituto do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Fabrício Galvão, confirmou que a autarquia pretende construir acostamentos no trecho da rodovia federal BR-174, em Caracaraí, região Sul de Roraima.
Segundo Galvão, o departamento tem um projeto que previa restauração com implantação de acostamento na localidade, mas que ninguém o atualizava e não havia expectativa de recursos para que ele fosse executado.
“O DNIT tá retomando essa atualização e a gente quer ainda esse ano fazer a contratação dessa manutenção”, declarou, em resposta à Folha, durante evento de assinatura das ordens de serviço para autorizar as obras de manutenção de três trechos da via, cujos contratos com a empresa RT Ambiental totalizam R$ 99,6 milhões.
Os lotes totalizam 251,9 quilômetros. Um deles, de 79,6, está situado entre os igarapés Seabra e Arruda, em Rorainópolis, Sul do Estado. O contrato é de R$ 36,7 milhões.
Outro, de 85,4, compreende o igarapé Caleffi e a sede de Caracaraí. O contrato é de R$ 28,9 milhões. O maior deles, de 86,9, inicia no entroncamento da rodovia estadual RR-400 (Pedra Pintada) até Pacaraima, e o vínculo contratual é de R$ 34 milhões.
Na solenidade, o ministro dos Transportes, Renan Filho, também disse que os mesmos reparos serão feitos no lado amazonense da BR-174, sobretudo, o que fica dentro da Terra Indígena Waimiri-Atroari, considerado o trecho mais intrafegável.
Recursos para rodovias em Roraima
O ministro detalhou que o orçamento da União possui, para este ano, R$ 312,7 milhões voltados para as rodovias federais de Roraima, como as BRs 401, 432 e 210. Do montante, são R$ 232,7 milhões para a manutenção e R$ 80 milhões para serviços de construção e adequação. “Com algum ajuste e investimento, podemos chegar a R$ 350 milhões, quase R$ 400 milhões”, disse.
O evento contou com a presença online do governador Antonio Denarium (Progressistas), do vice Edilson Damião e do secretário-chefe da Casa Civil, Flamarion Portela. Presencialmente, estavam parlamentares da bancada federal, a secretária nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, e o novo superintendente do DNIT-RR, Igo Brasil.
*Por Lucas Luckezie