Os ex-parlamentares de Roraima. Romero Jucá e Titonho Bezerra participaram da assinatura das ordens de serviço na BR-174, nesta terça-feira (16), junto ao Ministério dos Transportes. Além dos ex-parlamentares, o atual senador Mecias de Jesus esteve na bancada de Roraima representando o filho e ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Jhonatan de Jesus.
Em sua participação, o ex-senador Jucá lembrou e cobrou o ministro, Renan Filho, e demais presentes, que até 2018 o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) estava tratando um suporte técnico com o governo da Guiana. O projeto seria para asfaltar cerca de 380 km dentro do País inglês.
“Falta, dentro da Guiana, 380 km e o governo brasileiro pode dar suporte nisso. Para Roraima, essa estrada é fundamental para mudar a nossa logística, muda tudo. Então é muito importante que a gente possa retomar e o presidente Lula deverá marcar uma ida à Guiana, e possa efetivamente resgatar essa situação. Porque essa estrada vai mudar, não só Roraima, mas o estado do Amazonas e Zona Franca também”, cobrou Jucá.
O trecho de asfaltamento que Jucá relembrou é sobre Lethem à Linden. No entanto, o governo guianense iniciou, em agosto de 2022, a pavimentação do trecho Linden-Maruba, de 121 km, restando somente de Maruba à Lethem (209 km).
Romero estava à frente de Titonho Bezerra, vice-presidente do Partido Trabalhista (PT) e ex-deputado estadual, e ao lado do senador Mecias de Jesus. Bezerra não se manifestou sobre a assinatura das ordens.