As chuvas fortes que têm caído em Pacaraima desde a noite dessa quarta-feira (17) têm provocado transtornos para motoristas que seguem pelo trecho da BR-174 que dá acesso ao município.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram trechos da via completamente alagados e alguns motoristas se arriscando para seguir na rodovia. A água também alagou algumas casas na parte mais baixa do município. Veja abaixo:
“Com essa chuva que está desde ontem à noite é de certeza as carreta não vão subir. E aquelas que se arriscarem a subir possivelmente vão acabar fechando a passagem e trancando a via. Aqui tem muita serra e pouco asfalto, pelo menos uns 20 km dentro da comunidade de Sorocaima 1 até a chegada à sede”, conta o presidente da Associação Comercial de Pacaraima, João Kléber.
Ainda não há dados oficiais sobre a quantidade de chuvas que caiu no município nas últimas horas. Na estação mais próxima do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em Uiramutã, o acumulado de chuvas chegou a 20 milímetros nas últimas 24 horas
Quando as carretas ficam atravessadas, normalmente não há demora superior a algumas horas para que máquinas da Prefeitura de Pacaraima puxem os veículos e liberem a via. Apesar disso, Kléber conta que o município pode ficar praticamente ilhado caso o trecho não seja revitalizado antes do fim do período chuvoso.
“Além do transtorno da interrupção do tráfego, podemos ficar sem combustível até porque a Venezuela já não dispõe mais de combustível como era antes. Então estão vindo abastecer aqui em Pacaraima. Podemos ficar até sem energia porque as carretas não vão conseguir subir pra abastecer a usina termelétrica. Transportes intermunicipais e ônibus também serão impactados”, complementa.
A ordem de serviço para as obras de manutenção do trecho em Pacaraima foi assinada na última terça-feira (15) em um pacote de obras a serem feitas pelo Ministério dos Transportes. O trecho a ser revitalizado, de 86,9 km, tem início na RR-400 (Pedra Pintada) e segue até o município. Outros dois trechos da rodovia em Roraima também foram incluídos: entre os igarapés Seabra e Arruda, em Rorainópolis, e entre igarapé Caleffi e a sede de Caracaraí, ambas as regiões ao Sul de Roraima.
O município está sob alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê perigo de tempestades até às 10h da manhã de sexta-feira (19). O alerta prevê chuvas de 30 a 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros nas próximas 24 horas e ventos entre 60 e 100 km/h. Além de Pacaraima, os outros 14 municípios de Roraima estão sob o alerta.