Cotidiano

Conferência Municipal debate políticas públicas para mulheres

Objetivo do encontro é discutir sobre violência contra a mulher e os organismos de apoio e combate aos maus tratos

Teve início na manhã de hoje, 11, no auditório do Senac, na Avenida Major Williams, bairro São Francisco, a 3ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.

O evento conta com uma programação de palestras, debates entre grupos de estudo e momento cultural, além da participação de Suzi Huff Theodoro, representante da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal.

Conforme Missilene Amaral, superintendente de proteção social básica e uma das coordenadoras do evento, a conferência tem como objetivo discutir políticas de apoio às mulheres. “O objetivo da conferência é trazer pra sociedade civil e também pras instituições governamentais a discussão sobre violência contra a mulher e sobre os organismos institucionais de apoio à mulher”, relatou.

ETAPAS

Na manhã, a Conferência teve a apresentação das palestras: “Mais direitos, participação e poder para as Mulheres” com Suzi Huff Theodoro, representante da SPM; “Estruturas Institucionais e Políticas Públicas para as Mulheres” por Socorro Santos do Fórum da Criança e do Adolescente (FDCA) e “Sistema Político com Participação das Mulheres e Igualdade” com Andréa Freitas de Vasconcelos (NUMUR).

“A gente vai debater três eixos: o primeiro é sobre a efetivação dos conselhos, de defesa da mulher, o segundo é sobre as políticas institucionais de apoio à mulher e o terceiro é sobre a mulher na política”, enfatizou a coordenadora.

Em seguida é a vez dos grupos de estudo. “Esses grupos vão trazer para plenária três propostas, três no âmbito municipal, três propostas no âmbito estadual e três no federal. Depois disso segue para plenária e caso a plenária aprovar essas propostas, a gente vai formar um documento oficial pra encaminhar pra conferência estadual”.

Após a plenária final com a apresentação e votação das propostas dos grupos, será realizada a eleição de cerca de 30 delegados para a 4ª Conferência Estadual.

Com informações de Minervaldo Lopes