O superintendente regional do DNIT-RR (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Igo Brasil, prevê que os reparos da ponte de 40 metros sobre o igarapé Aningal cuja cabeceira desmoronou na sexta-feira (19), em virtude das chuvas, devem ser finalizados neste domingo (21) e a rodovia federal BR-174, no quilômetro 615, deve ser liberada totalmente.
Nesse sábado (20), máquinas finalizaram o reparo na cabeceira que caiu. Com isso, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) liberou temporariamente a passagem de veículos de passeio e caminhões descarregados apenas com o intuito de descongestionar o ponto de interdição, mas voltou a fechar a via.
Nessa ocasião, estava proibido o trânsito de veículos pesados, porque a outra cabeceira da ponte poderia desabar após a identificação de rachaduras. Na noite de sábado, máquinas derrubaram essa parte da passagem.
“Faz parte do trabalho. Foi cavada pra colocar material. Trabalho preventivo pra evitar que cedesse na hora de passar algum veículo. Para evitar acidentes”, disse Igo Brasil.
Embora seja de responsabilidade do DNIT, os serviços emergenciais são conduzidos pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), após tratativas entre os órgãos. Em texto enviado à imprensa na tarde de sábado, o secretário estadual adjunto de Infraestrutura, engenheiro Emerson de Paula, previa a finalização dos trabalhos até meio-dia de domingo.
Para reparar a ponte, a Seinf informou a necessidade de 1 mil metros de pedra rachão para formar a barreira de contenção nas duas cabeceiras da ponte, para assim impedir que a forte correnteza da água leve o material. Além disso, citou a recuperação da plataforma das cabeceiras.
Enquanto é executado os serviços, a cada cinco horas, é permitida a passagem a pé de pessoas pelo local.
*Por Lucas Luckezie