Uma oficina de fotografia foi realizada para 30 jovens na comunidade indígena de Sorocaima I, localizada no município de Pacaraima, pelo programa ‘Integrando Horizontes’.
A ação foi realizada com o intuito de ajudar no desenvolvimento social e cultural, através de uma atividade em que os participantes realizassem a confecção de uma câmera, desenvolvendo o olhar dos indígenas e fortalecendo suas narrativas culturais.
Entre eles, possuíam indígenas de origem Taurepang, migrantes da Venezuela e brasileiros. O projeto almejou a inserção social desses jovens, integração comunitária e possibilidade de potencializar seus sonhos, utilizando da ferramenta artística, como uma ferramenta transformadora dos espaços.
Para isto, a realizadora do programa, Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento, (PADF) convidou o artista Paulo Trindade para conduzir a oficina , que participa da Associação Roraimense de Artes e Promoções Artísticas.
“Fizemos uma reflexão sobre imagem, identidade e comunicação. Primeiro, iniciamos nosso encontro com o resgate de algumas memórias, imagens que se constituem na lembrança. A fotografia é uma escolha. Fizemos um exercício de buscar o que mais chama atenção dos jovens na comunidade”, relatou o artista.
Ele contou que várias percepções foram expressadas por meio de desenho. Mais de 60 pessoas se reuniram para a produção das câmeras estenopeicas e puderam ainda aprender sobre princípios na fotografia como o domínio da luz e a teoria da câmara escura.
“Seguimos passo a passo com todos presentes até a conclusão dos equipamentos. Eles ficaram bastante contentes com a proposta e animados para um próximo encontro”, finalizou Paulo.