Os novos membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) tomaram posse em cerimônia nesta quinta-feira (25), no Palácio 9 de Julho, em Boa Vista. Ao todo, foram empossados 28 conselheiros.
Os titulares e suplentes, que passam a fazer parte do COMTUR, para o triênio 2023/2026, são representantes do poder público municipal, estadual, federal e da iniciativa privada. O Conselho foi implantado em 2013.
O COMTUR tem o objetivo de contribuir para criação de políticas públicas e medidas estratégicas que fortaleçam o turismo não só na capital, mas em Roraima como um todo, como explicou a presidente do conselho, Alda Amorim.
“Esses conselheiros atuarão em decisões importantes para o desenvolvimento do turismo em Boa Vista. A Prefeitura vem cumprindo o seu papel na manutenção dos aparelhos públicos, assim como em novas estruturas. A capital tem grande potencial para receber pessoas do mundo inteiro e nós, como Conselho, trabalharemos de forma assertiva para esse aquecimento que beneficiará todo o Estado”, disse.
O representante da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV) em Roraima, Fernando Estrella, que passa a integrar o conselho, afirma que questões urgentes, como manutenção da BR-174 e preços abusivos das passagens aéreas em Roraima estão entre as principais pautas a serem discutidas.
“O turismo, como atividade econômica, é muito forte no mundo inteiro e notamos que Boa Vista registrou um crescimento expressivo do setor, graças aos investimentos da Prefeitura em infraestrutura para receber turistas. Junto a essas medidas, nós, como iniciativa privada, atuaremos para aumentar esse fluxo de visitantes. Para isso, temos o desafio de lutar pela estruturação da BR-174, fomentando o turismo terrestre e pela redução nos preços das passagens aéreas para a capital”, disse.
O empresário do setor de restaurantes, Bruno Dantas, que também passou a fazer parte do COMTUR, diz que pretende contribuir efetivamente com o trabalho do conselho.
“Temos muito a somar com novas ideias e desafios para alavancarmos o turismo no Estado, em especial na capital. Fazemos parte da Amazônia e esse é o momento de aparecermos e mostrarmos o nosso potencial turístico, que atualmente é muito voltado ao turismo de negócios. Precisamos aquecer o turismo comercial”, falou.
CAPITAL DESTAQUE – Boa Vista foi escolhida pelo Ministério do Turismo como um dos 25 destinos considerados tendência em 2022, ganhando espaço em uma publicação da revista RIMT (Rede de Inteligência de Mercado do Turismo). Já a CNN classificou a vista do Mirante Edileusa Lóz, do Parque do Rio Branco, como uma das mais incríveis do país.
Além disso, Boa Vista possui outros títulos como: 5ª melhor capital em qualidade de vida, pela Revista Bula, a 11ª melhor capital para criar filhos, pela Revista Exame e esteve entre as 26 cidades mais felizes do Brasil, também segundo pesquisa da Revista Bula.