Cotidiano

Chuvas em Boa Vista deverão superar média histórica para o mês de maio

Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontam que há cinco dias para o fim do mês, acumulado de chuvas se aproxima de 300 milímetros

Com cinco dias para o fim de maio, Boa Vista está prestes a superar a média histórica para o mês, conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).  A capital registra chuvas fortes na manhã desta sexta-feira (26).

Até a quinta-feira (25), a capital já registrou média de chuva de 277,9 milímetros, próximo da média histórica de 300 milímetros. Na estação Caranã, a chuva já superou a média histórica do mês e alcançou 311,8 milímetros. Já nas estações Pricumã, Calungá e Paraviana, o acumulado de chuvas para o mês oscilou entre 260 e 290 milímetros. 

Os dados confirmam a estimativa de que o período chuvoso em Roraima para este ano registraria acumulado de chuvas acima da normal climatológica. Em abril, as chuvas também superaram a média histórica para o mês e alcançaram 256 milímetros. A média histórica para o mês é de 179 milímetros.

Rios

O meteorologista da Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), Ramon Alves, avalia que a tendência é que, com as chuvas, o nível do rios de Roraima continue aumentando. Na última terça-feira (23) o trecho da rodovia RR-319, conhecida como Transarrozeira, foi interditado na zona rural de Boa Vista, em virtude da forte cheia do rio Uraricoera, que cobriu parte da pista.

“Provavelmente vamos ter chuvas acima da normal climatológica para o mês de maio. Estamos indo com três anos seguidos de um acumulado alto de chuvas e a tendência é que os níveis dos rios tendem a aumentar”, avalia Alves

Em Boa Vista, o nível do Rio Branco está em 6,30 metros, conforme dados da Agência Nacional das Águas (ANA), mas ainda abaixo da cota de alerta, que é de 8 metros. O meteorologista, no entanto, reforça a atenção para os próximos meses, que devem ser mais chuvosos.

“A recomendação é que a população siga as orientações das autoridades competentes como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e ficar bastante alerta em relação a essa questão da elevação dos do nível dos rios porque nós temos aí ainda junho em julho com muita chuva também e, historicamente, são os meses mais chuvosos do inverno”, complementa Alves.

Previsão

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a sexta-feira (26) em Boa Vista deve ser marcada por muitas nuvens, com pancadas de chuva isoladas durante todo o dia. A temperatura mínima registrada foi de 24°C, enquanto a máxima deve ficar em 34°C. A umidade relativa mínima do ar gira em torno de 55% à tarde.

Alerta

Além de Boa Vista, todos os municípios do interior estão sob alerta de potenciais tempestades até a manhã deste sábado (27), de acordo com o alerta amarelo de perigo, emitido pelo Inmet.

Para o período, está previsto um volume de chuva entre 20 e 30 milímetros por horas ou até 60 mm/dia, com baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.