Cotidiano

Moradora denuncia sujeira e som alto em praça durante a madrugada

Segundo a moradora, festas vão até às 5h. Grupos chegam a ameaçar colocar o som voltado para a porta dos moradores, afirma.

Moradores do bairro Caçari, que vivem próximo da Praça do Chefão, têm sido incomodados com barulho e sujeira provocados por grupos que fazem festas no local durante a madrugada. O relato é de uma mulher que vive na região e não quis se identificar.

Imagens enviadas por ela à reportagem da FolhaBV, mostram a grama da praça com garrafas de vidro vazias e pedaços de embalagens. Ela mora há três meses no local e afirma que o problema é comum.

“O problema é depois das 22h ou na madrugada. Hoje, por exemplo, eles chegaram as 03h55 e foram embora as 05h25. Chegam cantando pneu, acelerando, dando cavalo de pau com o carro. E se nós olharmos pela janela, eles ameaçam e falam que vão colocar o carro de som na nossa porta”, disse a moradora.

A moradora afirma ainda que a Guarda Municipal realiza rondas na região somente no início da noite e a Polícia Militar não tem comparecido após ser acionada. A PM informou que “as guarnições responsáveis pelo policiamento na área Leste, (1º Batalhão de Polícia) e também a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), farão rondas para verificar a situação e tomar as providências cabíveis”. A Guarda Municipal também informou que “vai reforçar as rondas na Praça do Chefão”. Veja as notas na íntegra abaixo:

O que diz a PM

A Polícia Militar de Roraima, por meio do CPC (Comando de Policiamento da Capital), informa que recebe diariamente cerca de 70 chamados, denunciando situações de poluição sonora e perturbação do sossego público.

Em relação ao local mencionado, comunica que as guarnições responsáveis pelo policiamento na área Leste, (1º Batalhão de Polícia) e também a Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental), farão rondas para verificar a situação e tomar as providências cabíveis.

Ressalta que, em conformidade com a legislação municipal, a perturbação do sossego público é enquadrada como crime ambiental sujeito a multa ou pagamento de pena alternativa.

A fiscalização é feita por órgãos municipais, entre os quais, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos e do Meio Ambiente e o Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal, em muitas ações, com o reforço da Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar.

As denúncias sobre poluição sonora e perturbação do sossego público podem ser feitas pelos canais 156 e 190.

O que diz a Prefeitura de Boa Vista

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que as equipes de fiscais do Meio Ambiente atuam em regime de plantão e com apoio da Guarda Civil Municipal para atender as ocorrências em qualquer horário do dia ou da noite. 

Portanto, se o cidadão tiver o sossego perturbado por poluição sonora ou algazarra, deve denunciar via Central 156. A solicitação chega instantaneamente aos fiscais e  as providências são tomadas. Em caso de poluição sonora por carro de som, o infrator é autuado, multado, tem o equipamento sonoro apreendido e deve responder administrativamente, criminalmente e civilmente. 

É importante destacar, que a Guarda Civil Municipal atua em patrulhamento 24h por dia em toda a cidade, coibindo qualquer tipo de prática contra o patrimônio público e a ordem pública.  Estando agora ciente da situação, vai reforçar as rondas na Praça do Chefão.