Saúde e Bem-estar

Saiba quais os cuidados para a prevenção do câncer de boca

Consumir bebidas alcoólicas em excesso e fumar podem ser fatores potencializadores para o diagnóstico

A campanha Maio Vermelho tem como objetivo sensibilizar a população à prevenção do câncer bucal. Assim como outros cânceres, o cuidado deve ser feito regularmente para um diagnóstico precoce para um melhor tratamento. Mas afinal, o que é o câncer bucal?

São tumores malignos que podem aparecer em partes da boca e da garganta. O presidente do Conselho Regional de Odontologia de Roraima, Augusto Machado, falou sobre os sinais que podem ser observados pelo próprio paciente. “Pode-se observar isso através de manchas  avermelhadas ou feridas que estão a mais de quinze dias sem cicatrizar. O paciente pode realizar o autoexame em áreas de fácil visualização, como no lábio. Uma coisa é você fazer autoexame no lábio. O acompanhamento constante do cirurgião dentista de quatro em quatro meses para examinar outras áreas de difícil visualização vai fazer com que o profissional perceba na fase inicial se tiver algum problema”, ressaltou.


Presidente do CRO-RR, Augusto Machado, em entrevista à Folha – Foto: Isabella Cades

A partir dessa análise, o paciente pode ser enviado a um patologista para realizar a biópsia. O cirurgião dentista Sérgio Kussaba é especializado nessa área, e disse à Folha sobre a procura dos pacientes. “Um número grande de pacientes procuram esse atendimento no decorrer dos meses, geralmente por indicação de um colega que fez uma consulta odontológica inicial de rotina ou por auto exame do próprio paciente, identificando alguma alteração na cavidade oral, a maioria não diagnosticamos como câncer . E aí vale ressaltar a importância do papel crucial do cirurgião dentista bem treinado para fazer um exame clínico minucioso para identificar e encaminhar ao especialista para um diagnóstico precoce “, disse. 

Existem fatores que podem potencializar as chances do câncer bucal. Entre eles, podemos destacar fumantes, quem consome álcool em grandes quantidades, excesso de exposição à luz solar e entre outros. Homens com mais de 40 anos são mais propensos a ter o câncer bucal. 

“Nos casos avançados , extensos ou já disseminados , a chance de cura é praticamente nula. Acaba sendo um jogo de tudo ou nada ,onde a ação determinada e objetiva o mais precoce possível é fundamental para um prognóstico favorável. A região norte ocupa a 5ª posição entre os tipos mais de câncer mais frequentes nos homens e entre as mulheres a 13ª posição, segundo os dados do INCA. Nesta mesma estimativa do INCA o número estimado de câncer da cavidade oral no Brasil, para cada ano de triênio de 2023 a 2025, é de 15100 casos, correspondendo ao risco estimado de 6,99 por 100 mil habitantes”, frisou Kussaba. 


Sérgio Kussaba ressaltou a importância do diagnóstico precoce – Foto: Arquivo Pessoal

Para ficar atento aos sinais e evitar ao máximo o diagnóstico, os fatores ressaltados pelo especialista são

  • Evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool.
  • Utilizar protetor solar labial e evitar exposição excessiva ao sol.
  • Manter uma dieta saudável, evitando alimentos processados .
  • Realizar exames regulares da boca e consultas odontológicas.
  • Aderir ao hábito de fazer o auto exame. 
  • Vacinação contra o HPV, quando indicado.