Economia

Melhores maneiras de investir a restituição do Imposto de Renda em 2023

Quem tem direito a receber a restituição da Receita Federal pode utilizar a quantia para fazer mais dinheiro em médio e longo prazo

O prazo para declarar o Imposto de Renda de 2023 está chegando ao fim, e muitos contribuintes já sabem que serão restituídos no futuro. Esse é um direito de todos os cidadãos que pagaram mais impostos do que deveriam ao longo do ano anterior, recebendo uma quantia compatível com essa diferença da própria Receita Federal.

Como é um dinheiro extra que geralmente não está previsto, acaba sendo a oportunidade perfeita para investir e transformar em uma quantia ainda maior! O mais sensato seria utilizar o dinheiro em investimentos mais seguros, que vão dar algum retorno garantido. Ainda que sejam alternativas com um lucro menor, não existe nenhum risco de acabar perdendo o dinheiro restituído, então essas são alternativas para um perfil mais conservador.

Para pessoas que não têm muita experiência com investimentos e desejam apenas fazer uma reserva de emergência, aplicar a restituição em Tesouro Selic é uma boa alternativa para deixar o dinheiro rendendo. Atualmente na casa dos 13,75% ao ano (quase o dobro de poupanças tradicionais), algumas instituições financeiras permitem fazer movimentações a qualquer momento ou deixar a quantia presa por um período, rendendo ainda mais que o esperado.

Os fundos imobiliários (FII) também estão entre os investimentos mais recomendados por serem seguros e previsíveis. Desde junho de 2021, a modalidade vem aumentando seus rendimentos de forma consistente, especialmente os de origem híbrida, que diversificam as receitas entre imóveis e inquilinos. A variedade de fundos é grande e acaba sendo uma opção viável em cenários de inflação, quando as taxas de juros começam a subir.

Os CDIs (Certificado de Depósito Interbancário) também estão em alta entre os investimentos de renda fixa, principalmente pelo fato de acompanhar diretamente a taxa Selic. Na prática, funciona da mesma forma que um CDB (Certificado de Depósito Bancário), os títulos públicos vendidos pelos bancos, porém com um prazo de apenas um dia útil. As instituições financeiras se aproveitam desse recurso para levantar fundos rapidamente, então juros altos tornam esses títulos bastante atrativos.

Da mesma forma, o CDB ou os investimentos em Tesouro Direto (que são direcionados ao próprio Governo Federal) também são alternativas viáveis, devido à sua natureza mais segura. Se você é contribuinte e já prestou suas contas com a Receita Federal, procure saber quando cai a restituição do Imposto de Renda e comece a planejar seus investimentos agora mesmo.