Cotidiano

Sistema de água do João de Barro deve ser concluído em outubro

Obras iniciaram em maio de 2022. Mais de 15 mil moradores devem ser beneficiados.

As obras do sistema de abastecimento de água do bairro João de Barro, na zona Leste de Boa Vista, devem ser concluídas em outubro deste ano, conforme o governo do estado. O sistema deve beneficiar mais de 15 mil pessoas com água potável.

Em execução desde maio do ano passado, as obras estão com 62,94% dos serviços executados, com investimento de mais de R$ 11 milhões. O recurso é oriundo do programa Água para Todos, executado pela Companhia de Águas e Esgotos (Caer).

O Centro de Reservação e Distribuição (CRD) do João de Barro, segundo o governo, conta com uma Estação Elevatória de Tratamento de Água com dois conjuntos de motobomba de 10cv cada, e mais de 44 mil metros de extensão de rede de água, que vai permitir a regularização de 3.800 ligações domiciliares.

Foto: Divulgação

A perfuração dos três poços artesianos dentro da área do CRD foi concluída e juntos, vão produzir 150 mil litros por hora. Também está sendo finalizada a construção do reservatório apoiado com capacidade para 600 mil litros de água e do reservatório elevado, que tem capacidade para armazenar 300 mil litros de água.

“O bairro é novo e populoso. As famílias precisam de água potável para sobreviver. Isso é dignidade e saúde também. O nosso compromisso, enquanto Governo, é trabalhar para proporcionar essa qualidade de vida para a nossa população”, disse o governador Antonio Denarium.

Segundo o presidente da Caer, James Serrador, o sistema em construção vai proporcionar à população do João de Barro, o fornecimento regular de água potável. “Nunca se investiu tanto em saneamento básico como agora. São investimentos significativos, que estão permitindo melhorias na qualidade de vida da população”, ressaltou.

Outras obras

Nos últimos três anos, o abastecimento de água foi ampliado nos bairros São Bento, Jardim das Copaíbas e Senador Hélio Campos, beneficiando em média 3 mil pessoas.

Por meio da Caer, também foi concluída a construção do sistema de abastecimento isolado da Cooperativa dos Carvoeiros, para garantir água de qualidade a 64 famílias que trabalham no local.

A construção do sistema de água do bairro Pedra Pintada também está em fase avançada, com quase 50% concluída. Assim que entregue, vai regularizar média de 4.000 ligações residências e beneficiar mais de 14 mil pessoas que moram nos bairros Pedra Pintada e Said Salomão e adjacentes.