Ambientalmente correta e acessível, a bicicleta está cada dia mais presente na realidade das cidades brasileiras. No entanto, à medida que essa crescente presença é observada, os acidentes de trânsito envolvendo ciclistas se tornam mais frequentes.
De acordo com os dados do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento (HGR), até maio deste ano, foram registrados 181 atendimentos a ciclistas envolvidos em acidentes de trânsito. O número representa mais de um acidente por dia.
Apesar da redução em relação ao mesmo período do ano de 2022, quando foram registrados 217 atendimentos, o número ainda é preocupante. O presidente do Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito), Álvaro Duarte, aponta que a segurança e responsabilidade no trânsito são fundamentais para evitar acidentes.
“No caso dos ciclistas, o uso da bicicleta, independente da maneira como é utilizada, seja como lazer ou meio de transporte, os acidentes são cada vez mais recorrentes e eles precisam saber de seus direitos e deveres, assim como os outros condutores no trânsito e até mesmo pedestres”.
Ele afirma que as bicicletas têm prioridade sobre carros e motos, devendo o motorista dar passagem ao ciclista, que deve usar equipamentos de segurança que são obrigatórios, como sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, campainha, espelho retrovisor do lado esquerdo.
DADOS DO DETRAN
O Detran registrou, nos últimos dois anos, 276 acidentes envolvendo ciclistas. Destes, 124 em 2021 e 126 em 2022. Entre o total, 26 tiveram vítimas fatais, sendo 13 em 2021 e 13 em 2022. Os números divergem dos apresentados pelo SAME do HGR tendo em vista os casos que foram registrados em outras unidades de saúde ou que não tiveram a necessidade de atendimento médico.
O Detran dá algumas orientações para o trânsito seguro de bicicletas;
-Os ciclistas devem pedalar em boas condições físicas e psicológicas, evitar caminhos que apresentem riscos;
-Usar equipamentos de segurança como capacete, luvas e joelheiras;
-Cuidar da iluminação da sua bicicleta;
-Não andar na contramão;
-Tomar cuidado com as portas ao se aproximar de outros veículos;
-Não deixar de sinalizar suas intenções;
-Usar as ciclovias;
-Manter a distância dos outros veículos.