Política

Governadora Suely participa de reunião com Dilma, em Brasília

Reunião convocada pela presidente foi para discutir com governadores aliados orçamento, economia e a situação política do país

A governadora Suely Campos (PP) participou de um jantar com a presidente Dilma Rousseff (PT) e mais 18 governadores, na noite de ontem, no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). A reunião foi convocada pela presidente para discutir com os aliados uma pauta que contém três itens: orçamento, economia e a situação política do país. Esta é a segunda reunião com os chefes dos executivos estaduais este ano.

Antes do início do encontro, Suely Campos disse que Roraima está trabalhando para equilibrar as finanças públicas, tendo obtido excelente resultado no primeiro semestre, quando a dívida caiu 7,88%. Em dezembro do ano passado, a relação da dívida versus a receita era de 18,44%. No dia 30 de junho, segundo dados da Secretaria do Tesouro Nacional, esse percentual caiu para 10,56%.

Somente 16 estados brasileiros e o Distrito Federal conseguiram baixar a Dívida Consolidada Líquida (DCL) em relação à Receita Consolidada Líquida (RCL).

Segundo a governadora, duas ações de governo foram fundamentais para este resultado: a criação do Comitê Estratégico de Gestão e Planejamento (Cegep) para coordenar todo processo de gestão de pagamentos das secretarias de Estado e o aumento de receita na arrecadação do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços), com a campanha de anistia de juros e multas para dívidas vencidas até 2014. “O equilíbrio fiscal é fundamental neste momento, para que o Estado possa recuperar a capacidade de investimentos”, disse a governadora.