Cotidiano

Baixo Rio Branco receberá ações para a cadeia produtiva

Projetos que preveem a implantação de uma fábrica de gelo, movida a energia solar, para o desenvolvimento da pesca artesanal e comercialização do Açaí, estão sendo elaborados

Como resultados da 13ª Expedição Científica, realizada na região do Baixo Rio Branco, no Sul do estado, a Uerr (Universidade Estadual de Roraima) passará a promover ações efetivas para o fortalecimento da cadeia produtiva das comunidades de Terra Preta e Sacaí.

Para isso, projetos que preveem a implantação de uma fábrica de gelo, movida a energia solar, para o desenvolvimento da pesca artesanal e comercialização do Açaí, estão sendo elaborados.

O programa de fortalecimento dos sistemas produtivos pesqueiros do Baixo Rio Branco, em Sacaí e Terra Preta (comunidades do município de Caracaraí), foi contemplado com recursos na ordem de R$ 299.924,00, pelo ProExt (Programa de Extensão Universitária), do Governo Federal.

Segundo o professor Thiago José Costa Alves, um dos pesquisadores da expedição – que teve início em 28 de agosto e durou 10 dias -, vários outros projetos estão em execução, como a implantação de filtros físicos para que as comunidades possam usar a água da chuva para beber, utilizando a gravidade na realização do processo.

“A Uerr realiza diversas pesquisas há seis anos naquela região. Nós desenvolvemos um trabalho ambiental com todas as cadeias dos agroecossistemas, das roças, do extrativismo vegetal de plantas comestíveis não convencionais, de projetos de etnobotânica e compreensão de plantas medicinais. Esta gestão do saber ribeirinho contribui para a compreensão da necessidade da preservação”, destacou Alves, informando que o LabTema (Laboratório de Turismo, Ecologia e Meio Ambiente), é o responsável pelos projetos.

Durante a expedição também foi apresentado às comunidades a mostra do livro “Retratos do Baixo Rio Branco – sob a ótica de mulheres ribeirinhas”, que deverá ser lançado oficialmente em outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Roraima. Outras três obras estão em fase de conclusão.

Fonte: Secom-RR