Agricultor visita Feira Agropecuária desde as primeiras edições

Agricultor Saturnino Gonçalves (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Agricultor Saturnino Gonçalves (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A 43ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima reúne pequenos agricultores, participantes de concursos e o público em geral para acompanhar a programação do evento. Um dos visitantes é o agricultor Saturnino Gonçalves, que acompanha a evolução da Expoferr desde as suas primeiras edições.

“Eu morava no bairro São Francisco e comecei a visitar a Expoferr quando ela era no bairro São Pedro. Andava por ali quando era criança”, explicou Saturnino. “Desde de lá que acompanho a Expoferr”.

Na sua visão, o agricultor explica que a Feira Agropecuária passou por uma transformação, especialmente na questão das atrações. “Na minha época não tinha shows, mas exibições de cavalos. Era uma alegria grande, reunião de grandes famílias daqui de Roraima. Agora mudou tudo. Hoje em dia, a maioria dos shows vem de fora, as máquinas são modernas”, completou.

O produtor rural explica que, além de visitar o evento, outro motivo da visita foi conferir as máquinas agrícolas para limitar os avanços das queimadas. “Conhecer essas máquinas modernas, os tratores que não precisam de motoristas e seguem somente o GPS. Tem duas que tô de olho. Vão me ajudar muito no plantio e na colheita”, pontuou.

Para o agricultor, a modernidade é sinal de desenvolvimento e de facilitação para os produtores rurais, que não precisam gastar tanto tempo e esforço manual nas suas plantações. “Não se vê mais o homem indo pro campo só com a foice, enxada e terçado. Meu sobrinho, você precisa ver a plantação dele de melancia depois do maquinário. É uma coisa incrível. Da minha época para a época que eu estou hoje, é moderno demais”, comentou.