A abertura oficial da colheita de soja em Roraima foi marcada pela presença de mais de 70 empresas expositoras do agronegócio. O início da colheita da safra 2023 aconteceu nesse sábado (19), na Fazenda Rancho Grande, zona rural de Boa Vista.
Conforme a Aprosoja – RR, foram mais de 120 mil hectares plantados, com expectativa de colheita acima de 400 mil toneladas grãos e 300 mil exportadas. Para o presidente da Aprosoja Brasil, Antônio Galvan, que participou da abertura da colheita no estado, a diferença entres os 10 anos de colheita de soja no cerrado roraimense marca o desenvolvimento da agricultura no estado.
“A nível de estado, Roraima está sendo a bola da vez para produção agrícola. Essa expansão de áreas aqui é um dos casos importante que aconteceu aqui, porque que está acontecendo a regularização fundiária. Porque para fazer qualquer investimento requer uma garantia jurídica”, destacou Galvan.
O secretário de Atração de Investimentos, Aluizio Nascimento, também reforçou que a produção cresceu, mais empresas do agronegócio estão voltadas para Roraima e que o setor gera empregos e movimenta a economia de base.
“São mais de 70 empresas que estão pagando para estar aqui, com zero envolvimento do governo, tanto municipal quanto estadual. O que representa o setor privado indo para frente, o que gera renda e segurança para o futuro do estado”, apontou o secretário.
Largada oficial
A largada oficial aconteceu na Fazenda Rancho Grande, cerca de 47 km da capital. O momento simbólico foi marcado por três colheitadeiras em parte dos mil hectares de soja do agricultor Armin Kliewer.
“Nós fomos escolhidos para ceder espaço e a expectativa é muito grande. Roraima está crescendo na área agrícola e vai triplicar nos próximos anos”, disse Kliewer.
Durante o evento, o governador de Roraima, Antonio Denarium, afirmou que a meta é chegar em um milhão de área plantada.