Com expectativa de 400 mil toneladas, colheita da soja em RR tem largada neste sábado (24)

O evento marca a abertura de mais uma colheita do grão no estado, que tem temporada de plantação e colheita diferente do restante do Brasil

A expectativa é de que sejam colhidas 400 mil toneladas do grão em uma área plantada de aproximadamente 124 hectares. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
A expectativa é de que sejam colhidas 400 mil toneladas do grão em uma área plantada de aproximadamente 124 hectares. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A colheita da safra 2023/2024 de soja em Roraima tem largada oficial neste sábado (24), na Vicinal 7 do Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na zona rural de Boa Vista. O evento marca a abertura de mais uma colheita do grão no estado, que tem temporada de plantação e colheita diferente do restante do Brasil.

Mais de 60 empresas do setor agrícola participarão de forma expositora do evento, que visa celebrar o esforço dos agricultores e a importância do agronegócio para o desenvolvimento de Roraima, segundo a Associação Brasileira de Produtores de Soja em Roraima (Aprosoja RR).

A expectativa é de que sejam colhidas 400 mil toneladas do grão em uma área plantada de aproximadamente 124 hectares. A estimativa da Aprosoja RR ainda mostra o aumento da área destinada ao cultivo de soja no estado. Em quatro anos, a área plantada cresceu cerca de 54 hectares.

Projeções otimistas no setor agrícola

O setor agrícola do estado também tem projeções otimistas, com um crescimento estimado de 3,5% para 2024 e 5% para 2025, impulsionado pela ampliação das áreas de produção e o desenvolvimento de novas plantas agroindustriais. Esses avanços têm movimentado a economia, tanto no campo quanto nas áreas urbanas, conforme o governador de Roraima, Antonio Denarium.

“Neste ano continuamos o nosso trabalho de gestão implementando tecnologias como irrigação e cultivo protegido, além de aumentar os investimentos no setor e melhorar a infraestrutura e o escoamento da produção agropecuária. Com o crescimento do PIB [peso interno bruto], geração de empregos e sustentabilidade ambiental, garantimos alimentação saudável e qualidade de vida em Roraima”, disse.

Leia a Folha Impressa de hoje