A AgroBV iniciou nesta sexta-feira, 26, no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado no Bom Intento, zona rural de Boa Vista. De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, mais de 50 mil pessoas devem passar pelo evento, que ocorre até domingo, 28. A feira conta com a participação de 61 empresas, 4 restaurantes, 20 barracas voltadas à agricultura familiar e 20 vendedores ambulantes, além de serviços das secretarias municipais.
O primeiro dia do evento contou com expositores de maquinários, implementos, insumos agrícolas, veículos, agentes financiadores, talhões de cultivares, mostra de produtos da agricultura familiar, lazer para as crianças, praça de alimentação e serviços do município.
“A AgroBV é a maior geradora de negócios do estado, tanto para expositores de produtos e serviços, quanto para produtores da agricultura familiar e ambulantes. Hoje é o primeiro dia da feira. Abrimos os portões do CDT com a visita do Comitê da Primeira Infância. Todos os expositores estão aqui nos respectivos espaços para mostrar equipamentos e produtos”, disse o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Guilherme Adjuto.
Implantado em 2018 pela prefeitura, o Campo Experimental é voltado para investimento em novas tecnologias à disposição dos agricultores de Roraima. Com isso, estudantes da Universidade Federal de Roraima (UFRR) visitaram a feira no primeiro dia. Mesmo sendo na zona rural de Boa Vista, o evento atrai produtores de outros municípios. Maria Teixeira, produtora de abacaxi de Cantá, está expondo pela primeira vez na AgroBV.
“É uma nova experiência e está sendo muito bom. Trouxemos um produto bom e de qualidade para a mesa das famílias. É uma grande oportunidade para divulgar o nosso trabalho. O abacaxi está fazendo sucesso e as pessoas têm aprovado. Estou muito feliz”, destacou.
Assim como em todos os eventos da Prefeitura de Boa Vista, na AgroBV as crianças têm espaço garantido dentro da programação do evento. Sucesso com o público infantil, a “Fazendinha” expõe animais em baias, como minivaca, porquinho-da-índia, coelhos, carneiros, entre outros. A professora Cristiane Alcântara aproveitou a feira com toda a família.
“Estou achando essa experiência muito interessante, porque a gente pode ter esse contato direto com os animais, com o campo de girassóis. As crianças estão extremamente encantadas com a fazendinha, pois conseguiram brincar e chamar atenção dos porquinhos-da-índia e dos bezerros. Todo o evento está bem-organizado e pensado para todas as idades. É muito bacana”, contou.
Serviços municipais na AgroBV
Durante os três dias de evento, o público poderá conferir serviços das secretarias municipais disponíveis nos stand da AgroBV, como orientações relativas ao direito do consumidor, emissão de licenciamento ambiental simplificado, vacinação, comercialização de produtos do Projeto Crescer, consultas sobre o Cadastro Único (CadÚnico), entre outros.
A feira continua
Neste sábado, 27, vai ocorrer a 4ª edição da AgroBVRun, corrida com percurso de 5km, distribuído em trilhas, estradas de barro e poças de água. A largada está prevista para ocorrer às 7h, no Campo Experimental do CDT. Devido à grande procura no ano passado, nesta edição, as vagas foram ampliadas para mil inscrições.
O sábado conta ainda com apresentações musicais de artistas da terra, praça de alimentação e serviços das secretarias municipais, além é claro, o campo de girassóis, cenárioperfeito para fotos e vídeos dos visitantes. Os espaços das empresas, ambulantes e produtores da agricultura familiar continuam nos próximos dois dias da Maior Feira da Agricultura de Roraima.