Crianças e adolescentes estreiam na prova de tambor

Além da prova de três tambores, na Expoferr, são realizadas a prova do laço, o rodeio e a vaquejada. O resultado das provas será divulgado ao final do evento

Crianças iniciaram a competição nesta terça-feira (5). (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Crianças iniciaram a competição nesta terça-feira (5). (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A prova de tambor, categoria infantil, na 43ª Exposição-Feira Agropecuária de Roraima (Expoferr) 2024, foi marcada pela estreia de crianças e adolescentes que conquistaram o público pela dedicação e vínculo com seus cavalos. Maria Valentina de Carvalho, de 10 anos, e Gabriela Valentina Veles, de 12, fizeram suas primeiras apresentações na competição, trazendo entusiasmo e emoção para o evento.

Para Maria Valentina, do Haras HSA, que treina há cinco meses, a experiência foi ainda mais especial por competir ao lado de um cavalo veterano, de 33 anos, em sua última prova antes da aposentadoria. “Estou animada porque o dono dele confiou em mim para ser a última estreia dele”, disse a jovem, revelando o sentimento de responsabilidade. A menina competiu ao lado da irmã gêmea, Maria Karolina.

Maria Valentina e Maria Karolina competiram pela primeira vez. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Já no caso de Gabriela Valentina, do Haras GHP e que iniciou no tambor há seis meses, no esporte é uma oportunidade de se aproximar do sonho de ser veterinária. “Eu sempre gostei de animais e quero ser veterinária. Quando comecei a ver os treinos, me apaixonei pelo esporte e acabei achando a minha égua perfeita”, afirmou.

Gabriela Valentina também competiu pela primeira vez. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

As duas jovens, que vivem em Boa Vista, ainda prometeram participações futuras no universo das competições equestres.

Além da prova de três tambores, na Expoferr, são realizadas a prova do laço, o rodeio e a vaquejada. O resultado das provas será divulgado ao final do evento.