A equipe ganhadora da maratona de tecnologia Hackathon Agrotech foi o time ‘Cultivo Certo’, do Amazonas, com um projeto aplicando o uso de Inteligência Artificial (IA) para combater a praga da mosca da carambola. O resultado foi apresentado no início da noite desta quinta-feira, 07.
O engenheiro mecatrônico Marcelo Andrade é roraimense, mas faz parte do time ganhador do Amazonas. Ele explica que por nascer no Estado, sabe das dificuldades enfrentadas pelos produtores rurais e conseguiu elaborar, junto com seus colegas, um modelo de combate à praga da mosca da carambola.
“O objetivo é acabar com essa praga, impedir que ela se disperse e cresça no Brasil. E voltar a contribuir com a economia. A gente sabe o impacto que é causado aos produtores, pessoal não está conseguindo exportar e estamos prontos para ajudar a desenvolver esse projeto, melhorar o que foi feito e fazer realmente algo que a população possa usar e principalmente os órgãos de gestão, do Ministério de Agricultura, Aderr [Agência de Defesa Agropecuária de Roraima] e Seadi [Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento]”, explicou Marcelo.
O mecânico ressaltou que a equipe se esforçou bastante para alcançar o primeiro lugar, com uma jornada que começou ainda no Amazonas. “Saímos terça-feira de manhã de Manaus, viemos dirigindo de carro e saímos direto para o Parque de Exposições para começar a maratona. A gente começou às 17h de terça-feira, virou a noite e até ontem à noite às 23h, programando, colocando a mão na massa, para trazer essa solução à vida”, acrescentou Marcelo.
Presente na entrega dos prêmios, o governador Antonio Denarium (Progressistas) ressaltou a importância da produção de tecnologia. “Todo setor precisa de tecnologia e inovação para aumentar a produtividade e a rentabilidade daquela atividade. As pessoas que estão na área da pesquisa atuando para procurar soluções dos problemas que o homem do campo tem”, pontuou.
O evento foi promovido pela Seadi com apoio do Sebrae e contou com seis equipes participantes. Além do time “Cultivo Certo” em 1º lugar, a equipe “Sentinelas” ficou em 2º lugar e “Celestial” em 3º lugar. O campeão recebeu R$5 mil em dinheiro, mais R$ 1 mil em criptomoeda da plataforma DMTR e um pacote completo de serviços da Amazon Venture Builder, que inclui desenvolvimento de site, consultoria jurídica e diagnóstico empresarial. O segundo e o terceiro colocados foram recompensados com prêmios em dinheiro e tokens.