Estiagem não deve prejudicar produção de grãos em Roraima, diz secretário

Por outro lado, caso a expectativa sobre forte estiagem na região se confirme, Márcio Granjeiro fez recomendações aos produtores locais

O secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Granjeiro, durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)
O secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Granjeiro, durante o programa Agenda da Semana, da Folha FM (Foto: Folha FM)

O secretário estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação, Márcio Granjeiro, afirmou que a estiagem não deve prejudicar a produção de grãos da safra desta temporada. A declaração foi feita durante a edição de domingo (25) do programa Agenda da Semana, da Folha FM (confira a entrevista completa ao final da reportagem).

LEIA MAIS

O titular da pasta disse esperar que o fenômeno La Niña, que resfria as águas do Oceano Pacífico e diminui as temperaturas na região amazônica, ajude os produtores a manter o otimismo. “A expectativa é extremamente positiva. Se a gente prestar atenção, Roraima vem crescendo, em média de área plantada, 20% ao ano, o que é muito bom pra nós”, disse, ao citar o otimismo de 199 dos 230 produtores visitados pela Seadi.

Por outro lado, caso a expectativa sobre forte estiagem na região se confirme, Granjeiro recomendou, por exemplo, o ajuste da carga animal nas propriedades, bem como a formação e manutenção de aceiros, que são as barreiras naturais no entorno dos terrenos para impedir a propagação de incêndios.

“Conversem com todos que você conhece para não brincar com o fogo. Isso é algo extremamente importante, valioso, nessas condições climáticas. Quem puder fazer irrigação, plantio para conservar alimentos, isso é algo imprescindível. Aqueles que trabalham com hortaliças, pequenas lavouras irrigáveis, não deixem de fazer aceiros, não deixem de tomar cuidado com sistema de irrigação, que é muito caro”, sugeriu.

Para a safra deste ano, a estimativa é de uma colheita de até 420 mil toneladas, provenientes de aproximadamente 120 mil hectares de área plantada de soja. “Vinte por centro será convertido em óleo ou farelo de soja. Até dezembro, Roraima pode ter o primeiro óleo de soja feito no Estado”, destacou, ressaltando que os produtores devem colher, em média, até 59 sacos por hectare – acima da média nacional, de 55. “Temos relatos de produtores, prestadores de serviço, beirando a 90 sacos por hectare”.

1,5 mil kits de irrigação

O secretário de Agricultura adiantou que o governo estadual vai adquirir 1,5 mil kits de irrigação para auxiliar as pequenas propriedades rurais. “São kits que, inclusive, não precisam de bomba para pressurizar. É uma tecnologia israelense que demonstramos no ano passado. Tem a capacidade de produção muito boa. A gente vai trabalhar esses kits para produção de hortaliças e milho verde”, disse, destacando ainda que os interessados devem procurar o Iater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural) para cadastrar a demanda e esperarem a visita de um técnico.

Agenda da Semana – 25/08/2024