A expectativa do público em geral para a 43ª edição da Feira de Exposições ‘Expoferr Show 2024’ é de mais de 500 mil pessoas, durante os cinco dias de evento. A perspectiva é que o volume seja maior do que o registrado no ano passado.
As informações são do Secretário Estadual de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação (Seadi), Márcio Granjeiro, durante entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 03.
A Feira de Exposições começa na próxima terça-feira, 05 de novembro e segue até o sábado, 09 de novembro, com exposições, leilões, concursos, shows musicais e culinária. Segundo o secretário, a Expoferr é uma amostra do resultado da produção do ano e uma oportunidade para que as empresas, fornecedoras de insumo, demonstrem todas as novas tecnologias que estão disponíveis para que os produtores possam utilizar na sua próxima safra.
A expectativa, segundo Granjeiro, é que o público da 43ª edição supere o do ano passado, que contou com quase 500 mil pessoas nos cinco dias de evento. “Em 2023 tivemos uma média de 70 mil pessoas por dia e um dia que superou mais de 100 mil. Chegamos a quase 500 mil participantes. E esperamos uma quantidade maior nesse ano. Temos visto uma grande adesão da Feira, tanto de expositores quanto de produtores, e também das agendas culturais que atraem muito o público. A Feira também tem a parte educativa, com agenda com escolas, do Jardim da Infância até as universidades. É uma oportunidade da população entender o que é o agronegócio”, destacou.
Com relação à oferta de crédito, presente durante a 43ª edição da Expoferr, o titular da Seadi reforçou que a perspectiva também é de superar o volume registrado no ano passado. “Todas as instituições financeiras estão com estande lá, tanto bancos oficiais quanto sistemas cooperativos. Muitos trabalhando para concretizar negócios dentro da Expoferr com as taxas de mercado. Ainda não dá pra estimar o volume disponível, mas a nossa expectativa é muito alta”, completou.
Trânsito vai ser coordenado para impedir grande congestionamento
Considerando o trajeto até a Feira, localizada no Parque Dandãezinho, na região do Monte Cristo, uma operação coordenada por vários órgãos de trânsito foi montada para auxiliar condutores e impedir engarrafamento na rodovia.
“Já se reuniram agentes do Detran, Polícia Rodoviária, Polícia Militar e vão trabalhar fluxos na hora da ida e na hora da saída. E outra, agentes vão estar posicionados para impedir que carros tentem furar o bloqueio”, destacou.
Outra estratégia aplicada foi começar a programação da Feira mais cedo, instalar uma área de estacionamento interno dentro do Parque para impedir que os veículos fiquem circulando para achar uma vaga e utilizar o trecho no Anel Viário como uma rota alternativa.
“Infelizmente, haverá um fluxo muito alto de veículos, ate por que a expectativa é muito grande. Então, por isso a gente recomenda que as pessoas cheguem cedo, se programem, inclusive para poder aproveitar melhor o Parque”, completou.
O secretário justificou ainda a realização da Feira ao custo de orçamento aproximado de R$13 milhões, por ela ser ‘a maior multiplataforma de negócios do Estado’, inclusive a contratação de artistas nacionais para realização de shows.
“Nós colocamos inúmeros meios de negócio convergidos para o negócio. Do produtor rural, da agência de crédito, do prestador de serviço, do comércio de animais, máquinas e equipamentos, das pessoas que montam toda essa estrutura, a equipe da alimentação, os ambulantes, os competidores das provas, a vaquejada e os shows, que são um atrativo”, defendeu.
Especificamente com relação aos shows, nacionais e locais, o secretário afirmou que foi mantido o mesmo orçamento para contratação nos últimos três anos.
“Essa dinâmica gera uma receita indireta que a gente não consegue contabilizar. Vem pessoas de outros municípios, de outros estados. É uma dinamização econômica tanto dos pequenos quanto dos grandes negócios. É um custo, não tenha dúvida, todo evento tem. Mas o resultado direto da Feira supera toda essa despesa”, completou.
Confira a entrevista na íntegra: