TABAPUÃ

Gado reconhecido nacionalmente está em exposição na feira agropecuária de Roraima

Da raça Tabapuã, o Demolidor é Campeão Touro Jovem da maior feira de pecuária zebuína do mundo, ExpoZebu

Os touros da raça Tabapuã estiveram em leilão. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Os touros da raça Tabapuã estiveram em leilão. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Um touro de destaque nacional está presente na 42ª Exposição-Feira de Agropecuária de Roraima (Expoferr).

Da raça Tabapuã, o Demolidor é Campeão Touro Jovem da maior feira de pecuária zebuína do mundo, ExpoZebu, e veio diretamente de São Paulo para passear no extremo norte do Brasil. Segundo o proprietário da TabapuãFIG, Luiz Figueredo, o touro já rendeu mais US$ 10 mil em sêmen.

“Ele veio por acaso. Estava na central há mais de um ano e meio e parou de produzir sêmen, o que é normal, então pensamos em colocar ele no meio da boiada para descansar e trazer para passear. Ele é um animal de destaque nacional e está em Roraima”, explica Pereira.

A TabapuãFIG, além da venda de sêmen bovino, realiza leilão. Por isso, os touros da raça estarão em leilão no próximo sábado (18). O Demolidor não estará na oferta, mas seguirá em exposição para que pecuaristas interessados possam conhecer o animal.

“De maneira inédita, nunca teve touro Tabapuã dentro de Roraima, ofertaremos eles no leilão. […] Essa é uma raça que cresce muito em melhoramento genético. Hoje, 100% do Tabapuã da central tem genotipagem, tem análise genômica e é grande recordista de sêmen”, analisa o zootecnista da empresa, Guilherme Pereira.

Demolidor viajou por duas semanas para participar da Expoferr, segundo Luiz Figuredo. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Tabapuã

A raça Tabapuã é reconhecida como a primeira genuinamente brasileira e denominada pelo Ministério da Agricultura. O gado vem do cruzamento do Mocho Nacional com o Nelore. Considerado com uma boa raça, o tabapuã tem conformação para corte, aptidão maternal e docilidade, além da baixa gordura intersticial e elevada maciez de carne.