Os preços mínimos das culturas de verão e regionais, e também de sementes, válidos para a safra de 2023/2024 foram reajustados. Os novos valores foram publicados na portaria nº 612 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta-feira (1º).
Conforme o documento, os reajustes seguem o que foi estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 24 de agosto deste ano, além de estarem de acordo com o comportamento do custo variável da cultura e dos parâmetros econômicos que influenciam a formação de preços. Os valores asseguram remuneração mínima ao produtor.
“A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) é uma ferramenta para diminuir oscilações na renda dos produtores rurais. Nessa política, caso o preço do produto no mercado fique abaixo do mínimo, o governo, por meio da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), deve agir de forma a garantir uma remuneração mínima ao produtor, ao mesmo tempo em que estimula a reação de preços no mercado”, reforça o Mapa.